Como Fazer um Plano de Negócio Passo a Passo | Modelo Sebrae
Conheça as partes que o compõe e o que será necessário para criar o seu. CONFIRA!
Uma das dúvidas mais comuns entre os empreendedores é saber o que é e como fazer um plano de negócio.
O plano de negócios é uma ferramenta completa e estratégica.
Ele serve para avaliar uma ideia de negócio e identificar se ela é realmente uma oportunidade.
Isso é muito importante, pois o índice de mortalidade das empresas no Brasil nos primeiros anos do negócio atinge níveis bastante elevados.
Pesquisas feitas pelo Sebrae apontam que os principais fatores de mortalidade das empresas são a falta de planejamento e gestão ineficiente.
No entanto, você pode evitar esse cenário com algumas medidas e ainda conseguir aumentar a eficiência da sua empresa.
A saída é investir em capacitação gerencial e planejar o seu negócio.
O simples fato de fazer um plano de negócios pode aumentar suas chances de sucesso em até 60%.
Por outro lado, devemos admitir que nós brasileiros não temos a cultura do planejamento mesmo sendo reconhecido pela criatividade e persistência.
Sendo assim, saber como fazer um plano de negócios para descrever o seu empreendimento e o modelo de negócio que o sustenta, torna-se essencial.
Através dessa ferramenta você poderá organizar a estrutura do negócio.
Além disso, através de um plano de negócio você define estratégias, organiza recursos e atribui papéis a cada membro da sua equipe.
Portanto, continue aqui e descubra o passo a passo de como fazer um plano de negócios para a sua empresa e reduzir os riscos do seu empreendimento.
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Sendo assim, as seções de um plano de negócios são padronizadas para facilitar o entendimento do leitor.
Mas cada plano tem um propósito específico.
Através de um planejamento bem elaborado você vai conseguir entender e estabelecer as diretrizes para o seu negócio.
Além disso, você também vai ter condições de gerenciar sua empresa de forma mais eficaz e vai tomar decisões melhores no dia a dia.
Aprender como fazer um plano de negócios também vai te ajudar a conseguir financiamento junto a bancos e instituições de apoio ao empreendedor.
Objetivos de um Plano de Negócio
Mais adiante vou te mostrar como fazer um plano de negócios passo a passo, mas antes veja quais são os principais benefícios em utilizar essa ferramenta.
- Testar a viabilidade de uma ideia de negócio
- Captar recursos financeiros para a sua empresa
- Informar com precisão sobre o negócio da empresa
- Dar credibilidade à empresa
- Conferir orientação estratégica aos gestores
- Organizar informações sobre o negócio e suas estratégias
- Conquistar novos sócios para o negócio
Ao fazer um plano de negócio você deverá responder às seguintes perguntas:
Qual é o seu negócio?
Descreva o que é o negócio, qual é a oportunidade e como você vai ganhar dinheiro com ela.
O que você vende?
Aqui você vai mostrar o modelo de negócio da empresa, ou seja, o que você está vendendo, de que forma e como a empresa vai ganhar dinheiro.
Qual é o seu mercado?
Defina o seu público-alvo, o nicho de mercado que vai atuar, os competidores e que estratégias você utilizará para competir com eles.
O Que é um Plano de Negócios
O plano de negócios nada mais é do que um documento que descreve um empreendimento e o modelo de negócio que vai sustentar essa empresa.
Como Fazer um Plano de Negócio Passo a Passo
O documento precisa ter uma estrutura básica que proporcione o entendimento completo do negócio.
As seções devem seguir uma sequência lógica que:
- Permita a qualquer pessoa entender os objetivos da empresa
- Como ela será organizada
- Quais os produtos e serviços
- Qual é o mercado
- Qual será a estratégia de marketing
- Situação financeira
Então, vamos agora detalhar cada uma dessas seções.
Capa
Poucas pessoas dão a devida atenção à capa, mas esse é um erro grave.
A capa é uma das partes mais importantes de um plano de negócios, por que é a primeira parte que as pessoas interessadas vão ter contato.
Portanto, ela deve ser feita de maneira enxuta, somente com as informações mais importantes.
Sumário
No sumário você deve colocar o título de cada seção e a página em que ela se encontra.
Além disso, coloque um breve resumo dos principais assuntos de cada seção, pois isso vai facilitar ao leitor encontrar rapidamente o que procura.
Sumário Executivo
Todo plano de negócio começa pelo sumário executivo.
O sumário executivo é a seção mais importante de um plano de negócios e precisa conter um breve resumo do que vai ser apresentado a seguir.
Essa seção também tem a função de preparar e atrair o leitor para uma leitura mais atenciosa e interessada.
Mesmo aparecendo no início, essa seção deve ser escrita por último.
Isso por que será mais coerente e eficiente fazer a síntese após a conclusão do restante do plano.
Sendo assim, escreva essa parte com bastante atenção e revise quantas vezes forem necessárias.
É no sumário executivo que você antecipa e sintetiza pontos importantes do plano para que o leitor tenha uma ideia sobre cada seção.
Por esse motivo é que você deverá deixar para fazê-lo por último, já que ele é um resumo do plano.
Além disso, deverá conter:
- Descrição da empresa
- Diferenciais competitivos
- Missão
- Perfil dos empreendedores
- Produtos e serviços
- Mercado de atuação
- Localização
- Investimento inicial
- Forma jurídica
- Enquadramento tributário
O seu sumário executivo deve ser simples com duas páginas no máximo.
Deve despertar o interesse do leitor, destacando os pontos mais importantes e fornecendo uma visão geral do planejamento.
Produtos e Serviços
Aqui nessa seção você vai informar os principais aspectos dos produtos e serviços disponibilizados pela sua empresa:
- Modo como serão produzidos
- Recursos utilizados no processo
- Ciclo de vida
- Principais fatores tecnológicos
- Processo de pesquisa e desenvolvimento
- Potenciais clientes
Adicione uma estimativa dos níveis de satisfação do cliente com base nos produtos e serviços concorrentes comparados aos seus.
Análise de Mercado
Essa é a principal etapa de um planejamento.
É aqui que você identifica se há demanda para o produto ou serviço que pretende fornecer.
Essa análise te ajuda a compreender o mercado no qual você pretende atuar.
Comece identificando o nicho de mercado que pretende atender.
Um nicho é um grupo de clientes com características semelhantes.
Para atender de forma eficiente esses clientes, responda às perguntas:
- Quem está comprando?
- O que está comprando?
- Porque está comprando?
- Quais são seus hábitos de compra?
- Qual é a sua renda?
- Qual é o seu nível cultural?
- Onde moram?
- Qual é o estilo de vida deles?
Respondidas essas perguntas, você terá informações para definir os canais de distribuição, ações promocionais, planos de comunicação e preços.
Os seus concorrentes deverão ser avaliados levando em conta o seu posicionamento no mercado.
Você deve pesquisar os produtos e serviços deles, suas características e benefícios, política de preços e como eles vendem.
Além disso, deverá descobrir porque os clientes compram deles e porque deixam de comprar.
Para finalizar essa etapa, você deverá se informar sobre os fornecedores do seu negócio.
Busque informações sobre os fornecedores e a reputação deles no mercado.
Mantenha um cadastro atualizado com o contato, preços, condições de pagamento e de entrega de cada um deles.
Plano de Marketing
O plano de marketing é a forma estruturada de como a empresa vai ofertar os produtos e serviços.
Nele você deve informar uma descrição completa dos produtos e serviços, a qualidade e utilidade e como você vai se diferenciar dos concorrentes.
É nessa parte que você vai detalhar as formas de divulgação da empresa.
Uma das maneiras mais eficientes de divulgar um negócio é através do Google, mas recomendo que você procure um consultor google ads.
Plano Operacional
O plano operacional define como a empresa vai desenvolver ou comercializar os produtos e serviços.
Aqui você vai relacionar os equipamentos que serão utilizados, a quantidade de pessoas e o tempo demandado para cada etapa.
Plano Financeiro
O plano financeiro é o resultado em números do plano de negócio.
Caso você tenha concluído que o negócio é viável, então é hora de definir o investimento de implantação.
O investimento inicial levará em conta os seguintes pontos:
- Investimentos fixos;
- Investimentos pré operacionais;
- Capital de giro;
- Demonstrativo de resultados.
O plano financeiro permite calcular o ponto de equilíbrio, que é o faturamento mínimo para a empresa não ter prejuízo.
Também permite conhecer o prazo de retorno do investimento, ou seja, o tempo que será necessário para recuperar o capital investido.
Você também vai conhecer a lucratividade da empresa, que é o lucro comparado com a receita total.
E ainda outros parâmetros financeiros como o EBITDA, que pode te ajudar a calcular o valor da sua empresa.
Modelo de Plano de Negócios Sebrae
A estrutura a seguir é recomendada para pequenas empresas em geral.
Capa
Sumário
Sumário executivo
- Visão
- Missão
- Objetivos e metas
- Estratégia de Marketing
- Processos de produção
- Equipe administrativa
- Investimentos e tempo de retorno
Produtos e Serviços
- Descrição dos produtos e serviços
- Previsão de lançamentos de novos produtos e serviços
Análise de Mercado
- Análise do setor
- Definição do nicho de mercado
- Análise da concorrência
- Diferenciais competitivos
Plano de Marketing
- Estratégia de Marketing
- Canais de venda e distribuição
- Projeção de vendas
Plano Operacional
- Análise das instalações
- Equipamentos e máquinas necessárias
- Funcionários e insumos necessários
- Processo de produção
- Terceirização
Estrutura da Empresa
- Estrutura organizacional
- Assessorias externas
- Equipe administrativa
Plano Financeiro
- Balanço patrimonial
- Demonstrativo de Resultados
- Fluxo de Caixa
Considerações Finais
Lembre-se que essa ferramenta deve ser utilizada também após a abrir a sua empresa.
Fazer um plano de negócio bem feito é importante, pois você terá em mãos informações valiosas que vão trazer vantagens competitivas.
Nesse artigo você teve uma visão geral dos pontos principais de um plano de negócios e o conteúdo básico de cada seção que o compõe.
A etapa do planejamento é essencial para todo empreendedor que deseja montar um negócio diminuindo riscos e aumentando as chances de sucesso.
Então é isso, espero ter te ajudado e se você gostou do artigo curta e compartilhe.
Ficou com alguma dúvida?
Deixe nos comentários.
Até mais!
Sobre o Autor
2 Comentários
Material de grande ajuda.
Poderá socorrer a maioria das pessoas interessadas em começar o seu próprio negócio DA FORMA CERTA!
Prezados, bom dia!
Aqui quem fala é o Adriano Dias, fundador da empresa “Patriserv” e o motivo do contato é para verificar a possibilidade do Sebrae me ajudar na criação do plano de negócio da minha empresa.