Como Abrir uma Empresa Passo a Passo | Negócio Próprio
Veja como abrir uma empresa passo a passo nesse guia, de forma simples e fácil de entender como formalizar o seu negócio próprio.
Vou te entregar nesse artigo um guia completo para você abrir uma empresa passo a passo.
Você vai conhecer os tipos de empresa e os documentos necessários para formalizar o seu negócio.
Talvez você esteja com as essas dúvidas, por isso criei esse artigo para te ajudar com as informações básicas.
Esse artigo vai direto ao ponto e eu não vou me aprofundar nos detalhes.
O objetivo é que você saiba como abrir uma empresa passo a passo e depois tire as dúvidas que surgirem nos comentários.
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Tópicos
Como Abrir uma Empresa Passo a Passo
Primeiramente, elabore o contrato social definindo o objetivo e o ramo da empresa, aspecto societário e formação do capital social.
Sugiro que você procure um advogado ou um contador para te ajudar a adequar esse modelo que você baixou para sua realidade.
Leve este contrato social e os documentos pessoais dos sócios à Junta Comercial ou ao Cartório de Registro de Pessoas Jurídicas.
Para as empresas esse passo equivale a obtenção da certidão de nascimento de uma pessoa física. Certifique-se se há alguma outra empresa registrada com o nome que você escolheu.
Geralmente é necessário preencher um formulário próprio com três opções de nome. Há estados que já oferecem esse serviço pela internet.
Estando tudo ok, será possível realizar o arquivamento do ato constitutivo da empresa quando serão pedidos os seguintes documentos:
- Contrato social ou requerimento de empresário individual ou estatuto;
- Cópia autenticada do RG e CPF do titular ou dos sócios;
- Requerimento padrão (capa da junta comercial) em uma via;
- FCN (Ficha de Cadastro Nacional) modelo 1 e 2 em uma via;
- Pagamento de taxas através de DARF.
Vale lembrar que os preços e prazos para abrir uma empresa variam de estado para estado.
Para isso o ideal é consultar o site da junta comercial do seu estado.
Cadastro do CNPJ da Empresa
Após registrar a empresa, será entregue um número de identificação do registro de empresa NIRE.
É uma etiqueta ou carimbo feito pela Junta Comercial ou cartório contendo um número que é fixado no ato constitutivo da empresa.
Com o NIRE em mãos chega a hora de registrar a empresa como contribuinte, ou seja, de obter o CNPJ.
Entre no site da Receita Federal para fazer isso. Após essa etapa você deverá ir à prefeitura para receber o alvará de funcionamento.
Alvará de Funcionamento da Empresa
O alvará é uma licença que permite o estabelecimento e o funcionamento de instituições comerciais.
É feito na prefeitura ou na secretaria municipal de fazenda do município e geralmente são necessários os seguintes documentos:
- Formulário próprio da prefeitura;
- Consulta prévia de endereço aprovada;
- Cópia do CNPJ;
- Cópia do contrato social;
- Laudo dos órgãos de vistoria quando necessário.
Inscrição Estadual
Depois disso, dirija-se a Secretaria Estadual de Fazenda para pedir a inscrição estadual.
Em alguns estados é possível resolver isso pela internet.
Atualmente a maioria dos estados possui convênio com a Receita Federal o que permite obter a inscrição estadual junto com o CNPJ com um único cadastro.
A inscrição estadual é necessária para obtenção da inscrição no ICMS e em geral a documentação pedida para o cadastro é:
- DUC (Documento Único de Cadastro) em três vias;
- DCC (Documento Complementar de Cadastro) em uma via;
- Comprovante de endereço dos sócios, cópia autenticada ou original;
- Cópia autenticada do documento que prove direito de uso do imóvel como, por exemplo, o contrato de locação do imóvel ou escritura pública do imóvel;
- Número do cadastro fiscal do contador;
- Comprovante de contribuinte do ISS para as prestadoras de serviços;
- Certidão simplificada da Junta para empresas constituídas há mais de três meses;
- Cópia do ato constitutivo;
- Cópia do CNPJ;
- Cópia do alvará de funcionamento;
- RG e CPF dos sócios.
Inscrição na Previdência Social
Dirija-se a uma agência da Previdência Social e faça o cadastro da sua empresa. Para poder contratar funcionários é preciso arcar com as obrigações trabalhistas.
Ainda que seja um único funcionário ou apenas os sócios inicialmente a empresa precisa estar cadastrada na Previdência Social e pagar os respectivos tributos.
Assim o representante deverá dirigir-se à agência de sua jurisdição para solicitar o cadastro de sua empresa e seus responsáveis legais.
O prazo para cadastro é de trinta dias após o início das atividades.
Solicite autorização para emitir notas fiscais na prefeitura e também na Secretaria Estadual de Fazenda se for indústria ou comércio.
No Distrito Federal independente do segmento de atuação essa autorização é emitida pela Secretaria Estadual de Fazenda.
Agora sua empresa está pronta para abrir as portas.
Para Finalizar
Nesse artigo você viu como abrir uma empresa passo a passo.
Este guia serve para a maioria das micro e pequenas empresas e certamente vai te ajudar a montar o seu primeiro negócio próprio.
Ficou com alguma dúvida?
Deixe nos comentários.
Até mais!
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