Como Abrir uma Empresa Passo a Passo | Negócio Próprio

Veja como abrir uma empresa passo a passo nesse guia, de forma simples e fácil de entender como formalizar o seu negócio próprio.

Vou te entregar nesse artigo um guia completo para você abrir uma empresa passo a passo.

Você vai conhecer os tipos de empresa e os documentos necessários para formalizar o seu negócio.

Talvez você esteja com as essas dúvidas, por isso criei esse artigo para te ajudar com as informações básicas.

Esse artigo vai direto ao ponto e eu não vou me aprofundar nos detalhes.

O objetivo é que você saiba como abrir uma empresa passo a passo e depois tire as dúvidas que surgirem nos comentários.

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Como abrir uma empresa passo a passo

Como Abrir uma Empresa Passo a Passo

Primeiramente, elabore o contrato social definindo o objetivo e o ramo da empresa, aspecto societário e formação do capital social.

Sugiro que você procure um advogado ou um contador para te ajudar a adequar esse modelo que você baixou para sua realidade.

Leve este contrato social e os documentos pessoais dos sócios à Junta Comercial ou ao Cartório de Registro de Pessoas Jurídicas.

Para as empresas esse passo equivale a obtenção da certidão de nascimento de uma pessoa física. Certifique-se se há alguma outra empresa registrada com o nome que você escolheu.

Geralmente é necessário preencher um formulário próprio com três opções de nome. Há estados que já oferecem esse serviço pela internet.

Estando tudo ok, será possível realizar o arquivamento do ato constitutivo da empresa quando serão pedidos os seguintes documentos:

  • Contrato social ou requerimento de empresário individual ou estatuto;
  • Cópia autenticada do RG e CPF do titular ou dos sócios;
  • Requerimento padrão (capa da junta comercial) em uma via;
  • FCN (Ficha de Cadastro Nacional) modelo 1 e 2 em uma via;
  • Pagamento de taxas através de DARF.

Vale lembrar que os preços e prazos para abrir uma empresa variam de estado para estado.

Para isso o ideal é consultar o site da junta comercial do seu estado.

Cadastro do CNPJ da Empresa

Após registrar a empresa, será entregue um número de identificação do registro de empresa NIRE.

É uma etiqueta ou carimbo feito pela Junta Comercial ou cartório contendo um número que é fixado no ato constitutivo da empresa.

Com o NIRE em mãos chega a hora de registrar a empresa como contribuinte, ou seja, de obter o CNPJ.

Entre no site da Receita Federal para fazer isso. Após essa etapa você deverá ir à prefeitura para receber o alvará de funcionamento.

Alvará de Funcionamento da Empresa

O alvará é uma licença que permite o estabelecimento e o funcionamento de instituições comerciais.

É feito na prefeitura ou na secretaria municipal de fazenda do município e geralmente são necessários os seguintes documentos:

  • Formulário próprio da prefeitura;
  • Consulta prévia de endereço aprovada;
  • Cópia do CNPJ;
  • Cópia do contrato social;
  • Laudo dos órgãos de vistoria quando necessário.

Inscrição Estadual

Depois disso, dirija-se a Secretaria Estadual de Fazenda para pedir a inscrição estadual.

Em alguns estados é possível resolver isso pela internet.

Atualmente a maioria dos estados possui convênio com a Receita Federal o que permite obter a inscrição estadual junto com o CNPJ com um único cadastro.

A inscrição estadual é necessária para obtenção da inscrição no ICMS e em geral a documentação pedida para o cadastro é:

  • DUC (Documento Único de Cadastro) em três vias;
  • DCC (Documento Complementar de Cadastro) em uma via;
  • Comprovante de endereço dos sócios, cópia autenticada ou original;
  • Cópia autenticada do documento que prove direito de uso do imóvel como, por exemplo, o contrato de locação do imóvel ou escritura pública do imóvel;
  • Número do cadastro fiscal do contador;
  • Comprovante de contribuinte do ISS para as prestadoras de serviços;
  • Certidão simplificada da Junta para empresas constituídas há mais de três meses;
  • Cópia do ato constitutivo;
  • Cópia do CNPJ;
  • Cópia do alvará de funcionamento;
  • RG e CPF dos sócios.

Inscrição na Previdência Social

Dirija-se a uma agência da Previdência Social e faça o cadastro da sua empresa. Para poder contratar funcionários é preciso arcar com as obrigações trabalhistas.

Ainda que seja um único funcionário ou apenas os sócios inicialmente a empresa precisa estar cadastrada na Previdência Social e pagar os respectivos tributos.

Assim o representante deverá dirigir-se à agência de sua jurisdição para solicitar o cadastro de sua empresa e seus responsáveis legais.

O prazo para cadastro é de trinta dias após o início das atividades.

Solicite autorização para emitir notas fiscais na prefeitura e também na Secretaria Estadual de Fazenda se for indústria ou comércio.

No Distrito Federal independente do segmento de atuação essa autorização é emitida pela Secretaria Estadual de Fazenda.

Agora sua empresa está pronta para abrir as portas.

Para Finalizar

Nesse artigo você viu como abrir uma empresa passo a passo.

Este guia serve para a maioria das micro e pequenas empresas e certamente vai te ajudar a montar o seu primeiro negócio próprio.

Ficou com alguma dúvida?

Deixe nos comentários.

Até mais!

Sobre o Autor

Diego Coutinho
Diego Coutinho

Sou empreendedor digital e vou te ajudar a ganhar dinheiro honestamente a partir de casa de várias formas.

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