Como Montar um Restaurante Passo a Passo

Descubra como montar um restaurante passo a passo e conheça a estrutura para abrir a empresa nesse guia completo. Confira.


Vários empreendedores sonham montar um restaurante, mas a maioria não faz ideia de por onde começar o negócio.

Essa tem sido uma boa ideia de negócio devido ao forte crescimento do setor nos últimos anos e o faturamento nesse ramo costuma ser constante o ano todo.

Pessoas que trabalham longe de casa ou que não podem ou não querem passar horas no trânsito das grandes cidades, têm preferido fazer suas refeições em restaurantes.

Comida de qualidade e ambiente agradável são itens básicos e essenciais.

Para ter sucesso neste segmento é necessário observar alguns pontos chave que servem como base para montar um restaurante lucrativo.

Conheça o passo a passo para abrir um restaurante na sua região.

Como montar um restaurante

Como montar um restaurante

Como Montar um Restaurante Passo a Passo

Escolher o local para abrir um restaurante é o primeiro e essencial ponto a ser observado.

Você não pode montar um restaurante em um local com pouco fluxo de pessoas.

A maioria dos clientes de restaurantes optam por esta alternativa por uma questão de praticidade.

A não ser que você tenha um serviço diferenciado, as pessoas não vão sair de muito longe para visitar o seu estabelecimento.

Por isso é importante que você escolha um lugar com bom fluxo de pessoas.

Centros comerciais com vários escritórios, shoppings, bairros movimentados que possuem pouco ou nenhum restaurante, são bons locais para montar o seu negócio.

Defina o Público Que Você Pretende Atender

Tão importante quanto escolher o local adequado para montar um restaurante é escolher o público que você pretende atender.

Esses dois passos estão inteiramente ligados e eu vou te explicar o porquê.

Imagine que você escolha um local para o seu restaurante que fica ao lado de uma faculdade e você pretende vender para os alunos e professores.

Suponhamos que esta faculdade possui 5.000 alunos (seu público alvo), e o seu restaurante dispõe de apenas 50 lugares…

O que está acontecendo aqui?

Você tem um lugar EXTREMAMENTE bom, um público amplo, mas você não consegue atendê-los.

Você está no mínimo deixando de faturar alto.

O seu público alvo deve ser 100% compatível com o seu local.

Suponhamos agora que ao invés de uma faculdade tenhamos ao lado do seu restaurante um fórum, onde Juízes, advogados e promotores circulam frequentemente.

Digamos que o seu restaurante é bem simples, que sirva uma comida bem “popular”, para pessoas com renda mais baixa.

Será que as pessoas que frequentam o fórum (juízes, advogados, etc), em sua maioria vão almoçar em seu restaurante?

Provavelmente não.

O público tem que ser bem definido e de acordo com o local que você vai instalar o empreendimento.

Defina se você vai servir alimentos mais refinados, consequentemente mais caros.

Ou se vai oferecer um serviço intermediário ou inferior para pessoas com renda menor.

Os passos #1 (local) e #2 (público) devem ser analisados juntos e um deve complementar o outro.

Como abrir um restaurante

Como abrir um restaurante

Tipos de Restaurantes

Apesar de existirem dezenas de tipos de restaurantes, os mais comuns se dividem em dois.

Como montar um restaurante Self Service

É um modelo de atendimento onde o cliente faz a escolha do que irá colocar em seu prato.

O restaurante Self Service surgiu como tendência passageira no Brasil, porém isso não foi consolidado.

Atualmente eles são muito mais que uma tendência, são realidade em todo o país.

Restaurantes especializados em almoços, em sua maioria são Self Service.

Alguns restaurantes que oferecem seus serviços nesta modalidade foram além.

Observando que o seu público alvo eram pessoas que frequentavam o estabelecimento durante o horário de almoço, passaram o oferecer um local para um pequeno “cochilo” de até 20 minutos.

Isso é um diferencial muito interessante.

Daí podemos destacar mais uma vez a importância de definir o público, como vimos no passo #2.

Como montar um restaurante popular ou “À La Carte”

Bem diferente dos Self Service, os restaurantes populares, tradicionais ou À La Carte, são uma modalidade de estabelecimento onde quem serve o cliente é o garçom.

Para esse modelo, você deve recrutar colaboradores mais qualificados que nos Self Services.

O atendimento deve ser diferenciado, uma vez que o garçom terá contato direto com o cliente.

Boa parte dos restaurantes deste tipo fecham por conta do mau atendimento.

O atendimento nesse tipo de restaurante é servido juntamente com o prato principal.

Dica Extra: Você pode optar por montar um restaurante de dois tipos: Self Service e À La Carte.

Há muitos estabelecimentos que durante o dia funcionam como Self Service para atender trabalhadores, estudantes e o público em geral no horário de almoço.

Bem como funcionam à noite no formato tradicional ou À La Carte para atender outro público.

Dê Treinamento aos Seus Colaboradores

Encontrar um local agradável, servir refeições de qualidade acaba sendo mais fácil do que encontrar colaboradores especializados.

Não são raros os casos de restaurantes que fecham as portas por conta do serviço e atendimento de baixa qualidade.

Para prevenir que isso aconteça com seu estabelecimento, invista em treinamentos voltados para o atendimento e preparação dos pratos.

Um atendimento excelente é uma característica marcante de um restaurante.

Sem dúvidas é o que separa os bons dos intermediários ou ruins.

Assim como o local e o público devem ser bem definidos, as pessoas que vão tratar com seus clientes devem ser cuidadosamente selecionadas e treinadas.

Equipamentos para montar um restaurante

Equipamentos para montar um restaurante

Equipamentos Para Montar um Restaurante

Invista pesado em estrutura no seu estabelecimento.

E por estrutura não me refiro apenas às mesas e cadeiras, climatização, pratos e talheres.

Estes são pontos essenciais, porém cuide principalmente da estrutura da cozinha.

A estrutura deve proporcionar conforto para colaboradores e clientes, além de agilidade do atendimento das mesas, independente do tipo de restaurante.

Não existe nada pior para um cliente faminto que esperar por horas uma refeição.

Tenha em mente que sua estrutura (física e de pessoas) deve ser capaz de atender quando o estabelecimento encontrar-se extremamente cheio.

Caso consiga manter a qualidade e a eficiência, mesmo quando estiver lotado, certamente sua marca será reconhecida pelo público como um dos melhores estabelecimentos da cidade.

Passos Extras (IMPORTANTES)

Falamos sobre estrutura, local, público e tipos de restaurantes, certo?

Porém eu lhe digo uma coisa:

Se você quer ter sucesso no seu restaurante foque nas pessoas.

Tenha em mente um único objetivo:

“Fazer do almoço ou jantar de cada cliente um momento de prazer e satisfação”

Mostre a cada cliente que entrar em seu estabelecimento que ele é importante, faça ele se sentir assim.

Mostre aos seus funcionários o cuidado e o carinho que cada cliente deve ser tratado.

Passe este espírito de transformar o almoço ou jantar de cada cliente em um momento único.

Acredite nisso!

Quando você conseguir fazer com que seus clientes se sintam importantes, NADA poderá te impedir de crescer e prosperar em seu negócio.

Gostou dessas dicas?

Então curta e deixe um comentário dizendo o que você achou.

Até mais!

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4 Comentários

  1. Lorisvaldo S.Araujo disse:

    muit bom…

  2. Calil disse:

    Bons equipamentos com a mão de obra certa faz toda diferença no sucesso de empreendimento e restaurante.

  3. Adrele disse:

    Amei as dicas!!