Pequenos Negócios Diego Coutinho

Como montar uma sorveteria

Descubra como montar uma sorveteria passo a passo, conheça a estrutura necessária para abrir a empresa e como montar um negócio de sucesso nesse guia completo.




Clima quente, praia e muito sol. A combinação perfeita para quem deseja montar uma sorveteria, não acha?

O curioso é que consumimos menos sorvete que países frios como Canadá e Suíça.

Portanto, para ter sucesso nesse ramo, você vai precisar de informações claras.

Continue comigo e veja como montar uma sorveteria passo a passo.

Como montar uma sorveteria passo a passo

O mercado de sorveterias é bem concorrido no Brasil contando com mais de 10 mil fabricantes, segundo a Associação Brasileira das Indústrias de Sorvetes (ABIS).

O sorvete é saudável, acessível e nutritivo, além de poder ser consumido por pessoas de todas as idades, sexo e condição social.

É um alimento e não um produto sazonal consumido apenas no verão.

O consumo de sorvete vem crescendo ano após ano.

Os brasileiros consumiram, em média, 6.43 litros de sorvete em 2014, um crescimento de 86% em 10 anos.

Esse é um sinal claro de que é um ótimo momento para montar uma sorveteria, pois o consumo de sorvete aqui é menor que em países frios como Canadá, França e Suíça.

Uma característica importante é que por  ser complicado transportar sorvete, o consumo de no país ainda é fortemente regional.

Apesar do pequeno número de multinacionais e das redes de franquias, a concorrência é, praticamente, entre empresas locais em cada região ou estado.

Isso permite que o pequeno empreendedor possa montar uma sorveteria e ter mais chances de sucesso.

Samuel Pinato, diretor da Chiquinho Sorvetes, rede com mais de 300 sorveterias, conta que algumas franquias chegam a vender mais no inverno do que no verão.

Isso é resultado de calendários específicos para as lojas nas épocas de frio, com produtos quentes como cafés, fondue e bolos.

Consumo de sorvetes no Brasil

Consumo de sorvetes no Brasil

Consumo de sorvetes no Brasil

Consumo de sorvetes no Brasil

Equipe de trabalho

No ramo de sorveterias existem linhas de negócio bem definidas, são elas: Sorvetes Artesanais, Sorvete Industrial, SoftMix (sundae e milkshake) e Picolés.

Dependendo do modelo de negócio da sua sorveteria você irá precisar de alguns profissionais técnicos como mostrarei a seguir.

Uma sorveteria pequena funciona perfeitamente com apenas dois funcionários.

Um responsável pelo atendimento aos clientes e outro pelo caixa e gestão do negócio, realizará pedidos aos fornecedores, fará as compras, efetuará pagamentos, etc.

Já uma fábrica precisará contar com os seguintes profissionais:

  • Gerente;
  • Nutricionista (responsável técnico);
  • Sorveteiro chefe (mestre);
  • Operadores.
Como montar uma sorveteria

Como montar uma sorveteria

Onde montar uma sorveteria

Somente após a definição do público-alvo, do valor que será investido e se a sua sorveteria será um ponto de venda com fabricação própria ou apenas revenda é que poderemos definir a melhor localização.

Escolha um local que favoreça o acesso dos clientes.

Se possível, opte por um imóvel com estacionamento próximo e que seja capaz de receber a estrutura de atendimento e produção.

Analise o perfil das pessoas que moram e frequentam a vizinhaça.

Identifique as classes sociais predominantes, poder aquisitivo, frequência e volume do trânsito das pessoas, assim como potenciais concorrentes e fornecedores para o seu negócio.

Procure montar uma sorveteria em locais próximos de áreas comerciais ou residenciais com grande fluxo de pessoas, polos gastronômicos, praças de alimentação ou pontos comerciais de boa visibilidade.

Caso você pretenda fabricar o sorvete que será vendido em seu empreendimento, a escolha do imóvel deverá seguir algumas normas.

A ANVISA, através das portarias RDC 267/2003 e RDC 275/2002 regulamenta os requisitos necessários do imóvel, instalações e sua manutenção, equipamentos de processos, controle de pragas urbanas.

Além desses pontos, regulamenta o controle do abastecimento de água, controle de higiene e estado de saúde dos manipuladores e o controle higiênico sanitário para a fabricação de alimentos.

A implantação de uma fábrica de sorvete depende da aprovação do projeto de impacto ambiental pelas Secretarias de Meio Ambiente.

Máquina de fazer sorvetes

Máquina de fazer sorvetes

Equipamentos para montar uma sorveteria

Para montar uma sorveteria de pequeno porte, você vai necessitar de uma área mínima de 35 m².

Nesta área, serão instalados o balcão de atendimento aos clientes e o espaço necessário para mesas, cadeiras e banheiros.

É importante que o imóvel possua espaço para uma eventual ampliação, para a a possibilidade de crescimento da empresa.

Caso você opte por produzir o sorvete, terá que seguir uma regulamentação específica para quem trabalha com produção de alimentos.

Os requisitos de construção e layout do imóvel que irá abrigar uma fábrica de sorvete devem ser obtidos no RDC 267/2003 e RDC 275/2002 da ANVISA.

Para montar uma sorveteria que compra o picolé ou a massa (casquinha), fornecido por terceiros você poderá iniciar suas atividades com os seguintes equipamentos:

  • Balcão de atendimento;
  • Carrocinhas de sorvete – Caso você tenha planos de ampliar as vendas e área de atuação com a contratação de vendedores. Neste caso você deverá consultar a legislação de seu município para se inteirar das exigências aplicáveis;
  • Embalagens plásticas;
  • Freezer armazenador;
  • Freezer expositor;
  • Letreiro;
  • Mesas e cadeiras para clientes;
  • Milk-shake mixer;
  • PDV (terminal eletrônico de Ponto de Venda) com impressora de cupom fiscal;
  • Utensílios para armazenamento de casquinhas, copinhos, dispensadores de guardanapo, etc;

Caso você pretenda produzir o sorvete que irá vender, precisará de mais alguns itens:

  • Balança;
  • Batedeiras industriais;
  • Embaladoras, datadores e codificadores de embalagens;
  • Freezer armazenador;
  • Liquidificador industrial;
  • Fogão a gás de duas bocas semi-industrial;
  • Baldes (recipientes);
  • Formas para picolé;
  • Maturadores;
Como montar uma sorveteria passo a passo

Como montar uma sorveteria

Investimento para montar uma sorveteria

Com base em dados do Sebrae, estima-se que seja necessário algo em torno de R$ 30.000 para montar uma sorveteria pequena.

Esse valor não inclui custos de aquisição ou luvas, ou taxa de franquia.

A necessidade de capital de giro de uma sorveteria fica em torno de 20% do investimento inicial, devido à necessidade de reservas para o período de meses mais frios.

Documentação necessária para abrir uma sorveteria

Alguns procedimentos para montar uma sorveteria podem variar de cidade para cidade, mas esses a seguir são os procedimentos básicos:

  • Escolha do tipo de sociedade da empresa, do nome e criação do contrato social que deve ser feito, preferencialmente, sob orientação de um advogado;
  • Registro na Junta Comercial de sua cidade;
  • Inscrição do CNPJ na Receita Federal;
  • Registro na Secretaria da Fazenda;
  • Inscrição na Prefeitura para conseguir o alvará de localização;
  • Registro no Sindicato Patronal.

Além dessas exigências legais, você precisa estar atento à legislação específica do ramo de alimentos.

Segue abaixo algumas dessas exigências que você precisa conhecer antes de abrir a sorveteria:

DECRETO-LEI Nº 986, DE 21 DE OUTUBRO DE 1969. Institui Normas Básicas sobre Alimentos.

LEI Nº 7967, DE 22 DE DEZEMBRO DE 1989. Dispõe sobre o valor das multas por infração à legislação sanitária, altera a Lei nº 6.437, de 20 de agosto de 1977, e dá outras providências.

PORTARIA Nº 1.549, DE 17 DE OUTUBRO DE 1997. Estabelece Padrões de Identidade e Qualidade específicos e sub-padrões, quando aplicáveis, para os tipos ou espécies de alimentos.

PORTARIA Nº 326, DE 30 DE JULHO DE 1997. Aprova o Regulamento Técnico sobre “Condições Higiênico-Sanitárias e de Boas Práticas de Fabricação para Estabelecimentos Produtores/Industrializadores de Alimentos”.

RESOLUÇÃO RDC Nº 175, DE 08 DE JULHO DE 2003. Aprova “Regulamento Técnico de Avaliação de Matérias Macroscópicas e Microscópicas Prejudiciais à Saúde Humana em Alimentos Embalados”.

RESOLUÇÃO RDC nº 267, DE 25 DE SETEMBRO DE 2003. Dispõe sobre o Regulamento Técnico de Boas Práticas de Fabricação para Estabelecimentos Industrializadores de Gelados Comestíveis e a Lista de Verificação das Boas Práticas de Fabricação para Estabelecimentos Industrializadores de Gelados Comestíveis.

RESOLUÇÃO RDC nº 275, DE 21 DE OUTUBRO DE 2002. Dispõe sobre o Regulamento Técnico de Procedimentos Operacionais Padronizados aplicados aos Estabelecimentos Produtores / Industrializadores de Alimentos e a Lista de Verificação das Boas Práticas de Fabricação em Estabelecimentos Produtores / Industrializadores de Alimentos.

RESOLUÇÃO RDC Nº 359, DE 23 DE DEZEMBRO DE 2003. Aprova Regulamento Técnico de Porções de Alimentos Embalados para Fins de Rotulagem Nutricional.

RESOLUÇÃO RDC Nº 360, DE 23 DE DEZEMBRO DE 2003. Aprova Regulamento Técnico sobre Rotulagem Nutricional de Alimentos Embalados, tornando obrigatória a rotulagem nutricional.

RESOLUÇÃO RDC Nº. 216, DE 15 DE SETEMBRO DE 2004. Dispõe sobre Regulamento Técnico de Boas Práticas para Serviços de Alimentação.

RESOLUÇÃO RDC Nº 266, DE 22 DE SETEMBRO DE 2005. Aprova o “Regulamento técnico para gelados comestíveis e preparados para gelados comestíveis”.

Informações detalhadas sobre a legislação, exigências legais e requisitos para a obtenção dos registros devem ser solicitados diretamente junto ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária.

Vale a pena montar uma sorveteria

Você vai precisar se diferenciar da enorme concorrência.

Recomendo que você se mantenha atualizado sobre o mercado e invista em algum curso que te ajude a abrir uma sorveteria de maneira profissional.

É fundamental que você planeje detalhadamente a sua ideia de negócio, estude o mercado e o perfil dos clientes.

Assim você vai evitar desperdiçar dinheiro e diminuir bastante os riscos.

Gostou do artigo? Então curta e compartilhe, pois isso nos ajuda bastante.

Se você ainda tem dúvidas deixe nos comentário.

Até mais!





Sobre o autor | Website

Empreendedor digital desde 2013 e especialista em marketing de afiliados. Quero te ajudar a empreender, seja online ou offline.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

onze − dois =

24 Comentários

  1. Sandra Lopes disse:

    GOSTARIA DE VENDER SORVETE QUE FAÇO EM CASA, QUAL O PROCEDIMENTO PARA VENDER EM MEU ESTABELECIMENTO COMERCIAL

  2. Janderson lopes disse:

    Pra ter sua própria sorveteria precisa abrir firma ou nao ??

  3. johny disse:

    uma soverteria no calçadão de uma cidade de 500 mil habitantes?

  4. gildete sousa disse:

    gostaria de vender sorvete na minha garagem, gostaria de saber se e obrigatorio abrir firma?

  5. thamires disse:

    ola boa noite tava pensando em abrir uma sorveteria em aparacida do norte.. eu tava pensando em varias coisa colocar açaí milk cheik suco natural lanche natural sera que combina?

  6. josé alves de souza disse:

    preciso abrir uma sorveteria e picolé no nordeste da bahia região muito quente, o que devo fazer e quanto devo gastar?
    eu sou josé alves de souza.

  7. valeria de souza machado disse:

    Boa noite, tenho um dinheiro razoável e quero investir aproveita a temporada de calor, final de ano se aproximando e logo mais as ferias, quero monta uma sorveteria, não tenho noção de como começar quero saber o que preciso.

  8. ZELIA disse:

    Quero montar uma pequena revenda de sorvete mi ajude. O local em frente para a praia

  9. Adriane disse:

    Oi, gostaria de saber por gentileza, se uma sorveteria pequena é obrigatório ter Toaletes para os clientes?

  10. Tatiana almeida disse:

    Gostaria de montar uma gelateria .ja está com tempo que venho pesquisando franquias . Gostaria de boas orientações . Obgda .

  11. kaliana de oliveira veras disse:

    quero montar uma pequena sorveteria mais não sei o valor das maquinas de sorvete e picolé quanto eu gastaria para montar uma ?

  12. Bom dia… Eu não tenho experiência no ramo alimentício mais construí um ponto pequeno de comércio na frente da minha casa e pretendo abri um pequeno negócio de momento pó pensei em uma pequena sorveteria… Gostaria de saber quais profissionais tenho contratar pra me ajudar e mexer com pó papéis legais…. Obg

  13. Regina moraist disse:

    Já te tenho experiencia em comércio agora sei um tempo mas estou muito qiuerendo montar sorveteria vou fazer uma reforma e estou me preparando adorei a materia

  14. Lucas disse:

    Quanto irei gastar para momtar uma pequena sorverteria? Com uma maquina de sorvete e outra de milk?

  15. celio fontes Queiroz disse:

    Quero abri uma soeveteria no final de ano

  16. estou pretendo montar uma sorveteria pequena, mas pra isso peciso saber q quantidade de maquinário e o valor exato, pois moro em uma das regiões mais quente de Minas Gerais, que é o norte de Minas..

  17. Renata América janeiro Garia disse:

    Quero muito abrir imã sorveteria

  18. Renata América janeiro Garia disse:

    Quero monta uma sorveteria

  19. nerci aparecida penteado de araujo disse:

    eu tenho uma papelaria e quero vender e montar uma sorveteria mas não sei como comesar preciso de ajuda

  20. Maria de.loudes.matoso disse:

    Muito util.reportagem..esclarecedora..mas.se.eu interessar..apenas por revender picole…o.que é necessário. .Obrigada

  21. jose aldo vieira da silva disse:

    nada melhor que um soverte bem gostorz

  22. jose aldo vieira da silva disse:

    eu quero abrir minha propria soverteria