Dicas Para Melhorar o Marketing do Instagram Para Empresas

Se sua empresa não está no Instagram atualmente, é melhor você ter um bom motivo. Se você vende qualquer tipo de produto, se você tem lojas ou quer que as pessoas reconheçam sua marca, é hora de abrir uma conta.

A rede social é muito popular para ser ignorada. Está nas mãos de seus compradores – por meio de seus telefones – onde quer que estejam.

O Instagram agora faz parte de nossas vidas. E para muitas empresas, é vital.

O seu pode ser um deles.

Isso significa que você precisa de uma estratégia de marketing no Instagram.

E precisa ser bom.

Se o Instagram é relativamente novo para você, verifique nosso abrangente Guia para iniciantes de marketing no Instagram para iniciantes .

Para começar, reunimos essas dicas para obter mais do Instagram. Quer você seja novato ou use o ‘Gram há anos, você encontrará muitas informações valiosas.

1. Compreenda o seu público

Isso é fundamental, independentemente do marketing que você produz. Você pode criar o conteúdo do Instagram mais bonito do mundo, mas se não agrada ao seu comprador-alvo, qual é o ponto?

Reserve um tempo para descobrir quem é o seu público existente e pense em quem você gostaria que ele fosse. Já que você está usando o Instagram para marketing, você precisa considerar se eles são compradores potenciais ou podem ajudá-lo a construir sua marca de alguma forma.

Então, como você pode aprender mais sobre seu público?

Experimente o Instagram Insights

A ferramenta oferece alguns insights interessantes (daí o nome) sobre as pessoas que seguem e interagem com sua conta. Isso inclui :

  • Impressões : quantas vezes seu conteúdo foi visualizado
  • Alcance : número total de contas únicas que visualizaram um determinado conteúdo
  • Cliques no site : quantos cliques o link em seu perfil de negócios recebeu
  • Atividade do seguidor : com que frequência seus seguidores estão no Instagram diariamente
  • Visualizações de vídeo : quantas vezes o conteúdo do seu vídeo foi visualizado
  • Salva : Quantas pessoas já salvou as suas mensagens

O Insights também inclui informações demográficas, para que você possa ver de onde vêm seus seguidores, sua idade e sexo.

Com isso, você terá muitas informações sobre o seu público existente no Instagram. Mas e se você quiser atrair novos seguidores ?

Use uma ferramenta de escuta

A escuta social  mostra as conversas que acontecem nas redes sociais . Isso inclui o Instagram. Uma boa ferramenta de escuta dirá o que as pessoas dizem sobre sua marca ou seu setor no Instagram.

Se você está tentando atrair novos usuários do Instagram, você precisa saber o que os motiva. Monitore o Instagram em  busca de palavras-chave importantes para você. Isso pode significar hashtags que você ou seus concorrentes criaram, ou outros termos relacionados especificamente ao seu setor.

Procure imagens e estilos de conteúdo que se provaram populares e considere a produção de conteúdo semelhante.

O importante é que você saiba que os usuários do Instagram respondem bem, para que você mesmo possa produzir conteúdo vencedor.

2. Fale com  eles, não com eles

O marketing de mídia social não é uma desculpa para enviar spam a seus seguidores com nada além de material de vendas. É vital tentar se envolver com os seguidores o máximo possível.

Por um lado, faz sua empresa parecer mais humana e menos corporativa. Além disso, quanto mais os usuários compartilharem e comentarem sobre o seu conteúdo, mais fácil será para os novos usuários encontrá-lo. O algoritmo do Instagram prioriza o conteúdo com maior engajamento, e você deseja aparecer no maior número de feeds possível.

Aqui estão algumas maneiras excelentes de incentivar a interação.

Você trabalha muito para construir seus seguidores e deseja mantê-los por perto. Isso significa mostrar apreciação quando eles próprios postam um ótimo conteúdo. E quando você prova que ouve o seu público e deseja o feedback deles, você constrói uma imagem melhor para sua marca .

Conteúdo gerado pelo usuário como este é um endosso poderoso para futuros compradores. Quando eles veem outras pessoas amando seus produtos, é mais provável que eles comprem.

Realizar sorteios

A melhor maneira de obter interação do seu público é solicitando. E uma das maneiras mais simples de fazer isso é com concursos. As pessoas adoram a chance de responder, e um pouco de competição saudável ajuda muito.

Os sorteios do Instagram incluem:

  • “Legendagem desta imagem”
  • “Divida um momento quando …”
  • “Conte-nos como essa imagem faz você se sentir”

Peça ao seu público a criatividade e certifique-se de compartilhar as melhores respostas.

Para rastrear as respostas facilmente, certifique-se de usar uma hashtag exclusiva para cada competição. E por falar em hashtags…

Saiba mais: como funciona um sorteio do Instagram

3. Use hashtags relevantes

As hashtags ajudam a “ organizar e categorizar imagens e conteúdo de vídeo ” para encontrar o conteúdo com mais facilidade. Eles são uma maneira simples de marcar seu conteúdo para torná-lo mais fácil de encontrar para outras pessoas.

Eles variam do genérico – #Love é a hashtag mais usada em 2019 – muito, muito específica. E eles são tão populares no Instagram que se tornaram essencialmente obrigatórios. Se você quiser que as pessoas encontrem seu conteúdo, você precisa usar hashtags .

Aqui estão algumas práticas recomendadas de hashtag:

  • Não exagere : cinco hashtags direcionadas são melhores do que 25 aleatórias.
  • Evite o uso excessivo de tags : adicionar #love you #insta é praticamente inútil.
  • Não faça spam : mantenha-os relevantes para a imagem.

A partir daí, você tem duas opções principais ao escolher hashtags para suas postagens

4. Saiba quando postar

Uma pesquisa recente descobriu que a melhor hora para postar no Instagram é entre 19h e 21h . Então é simples – basta postar todas as suas fotos!

Se isso parece muito simples, é porque é. Você não pode simplesmente confiar em algumas pesquisas – seu público não está necessariamente envolvido quando os outros estão. Em vez disso, tente encontrar os melhores horários para postar para seu público-alvo , quando você sabe que eles estão prestando atenção.

Para fazer isso, você vai querer uma ferramenta de escuta social  que monitore o engajamento do Instagram . Eles rastreiam suas postagens no Instagram e, em seguida, informam quais têm o melhor desempenho, com base na data e hora.

Se você não está pronto para isso, aqui estão algumas dicas de marketing do Instagram:

  • Objetivo fora do horário de trabalho (almoço e à noite)
  • Fins de semana, se você for uma empresa B2C; provavelmente não para B2B
  • Quartas e quintas parecem ser as melhores para o engajamento
  • 15h às 16h é geralmente o pior para o engajamento

No final, será necessário um pouco de pesquisa para descobrir o que funciona melhor para você. Monitore suas postagens – e as de seus concorrentes – para chegar a um cronograma de postagem ideal para sua conta.

5. Crie belos visuais

Publicar ótimo conteúdo é sempre vital para o marketing de mídia social. É o que os faz interagir com sua marca e faz com que eles voltem para mais.

Em outras redes sociais, isso pode significar compartilhar links, postar artigos interessantes e iniciar conversas. No Instagram, começa e termina com imagens. Toda a rede foi criada para permitir que as pessoas compartilhem suas fotos.

Isso é especialmente verdadeiro se você estiver vendendo produtos online. De acordo com um estudo, 93% das decisões  no processo de compra são baseadas na aparência visual. Portanto, boas imagens são vitais.

Além de tirar fotos excelentes, como você pode tornar o conteúdo do Instagram mais atraente?

6. Adicione frases de chamariz

As frases de chamariz (CTAs) dizem ao usuário o que você deseja que ele faça. Aqui está um exemplo:

Se você deseja que os usuários baixem conteúdo, visitem seu site ou comprem, você precisa ser claro. Um bom CTA diz a eles o que fazer a seguir.

No Instagram, isso pode ser um pouco complicado. A rede permite apenas um link – àquele em sua biografia. Portanto, você não pode inserir links em legendas de imagens, comentários ou na própria imagem. E sem link, como você pode criar um CTA?

Profissionais de marketing inteligentes desenvolveram algumas estratégias:

“Link na biografia”

Provavelmente estamos todos um pouco cansados ​​de ver isso, mas se você tiver apenas um link disponível, você precisa fazer com que os usuários cliquem nele. O método mais simples é dizer a eles onde podem encontrar mais informações – o link em sua biografia do Instagram:

Como você não pode colocar um link na imagem, forneça aos usuários todas as outras informações de que precisam. O que eles podem comprar, onde podem comprar e por que deveriam (qual é o benefício)?

Os códigos promocionais são perfeitos porque você pode rastreá-los facilmente. Sempre que alguém compra com o seu código do Instagram, você sabe a fonte da venda. Portanto, embora não seja possível rastrear o link tão facilmente, você ainda saberá de onde veio o comprador.

Gostar vs comentar

Essa estratégia também funciona bem no Facebook e no Twitter. Faça uma pesquisa rápida com seus seguidores e deixe-os voltar usando “curtir” ou “comentar”. É uma maneira simples de aumentar o engajamento com seu perfil e não exige muito esforço.

Como alternativa, você pode pedir aos usuários que escolham “A” ou “B” na seção de comentários. Se você vende sapatos, peça a seus seguidores que escolham sua cor favorita. Se você for universitário, deixe-os escolher seu uniforme favorito para o time de basquete.

Torne-o divertido e gere algum interesse. Mas, acima de tudo, ajude seus seguidores a fazer o que você precisa que eles façam. Se você precisar que eles compartilhem seu conteúdo, mostra como. Se você quiser que eles comprem, deixe isso claro e fácil.

É hora de mergulhar no marketing do Instagram

Aqueles eram ótimas dicas – e forma muitas palavras – para tornar o trabalho do Instagram melhor para a sua marca. Agora é só hora de colocá-los em uso.

Sobre o Autor

Diego Coutinho
Diego Coutinho

Empreendedor digital, redator web e afiliado profissional.

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *