Como Montar Uma Loja de Móveis Usados

Descubra como montar uma loja de móveis usados passo a passo nesse guia completo e passo a passo. CONFIRA!

Os móveis usados, na maioria das vezes, são de alta qualidade e muito procurados pelos consumidores. É claro que estamos falando dos móveis antigos e, em geral, de luxo. Sua qualidade permite que durem por muitos anos.

O estilo clássico de decoração, aquele que traz um ar de nobreza para sua casa, requisita móveis antigos. Esse estilo está na moda há mais de 2.000 anos, e é o favorito da maioria dos apreciadores de decoração.

Quem não gostaria de ter uma cadeira Luiz XV em sua casa?

Uma das vantagens de abrir uma loja de móveis antigos é o lucro por venda. Uma peça antiga e desgastada, quando comprada por você, tem preço muito inferior quando comparada ao pós-reforma.

Em alguns casos, essa elevação de preço pode chegar a 10x o valor pago pela peça. Quer aprender a montar uma loja dessas? Não deixe de ler todo o conteúdo!

Como Montar Uma Loja de Móveis Usado
Como Montar Uma Loja de Móveis Usado

Quem é o Público-alvo de Uma Loja de Móveis Usados?

O público-alvo, basicamente, é representado por dois tipos de clientes: empresas ou profissionais de design de interiores em busca de mobília para clientes; pessoas físicas atrás de peças bonitas para decorar a casa.

Vale notar que os dois tipos de clientes têm uma semelhança importante: eles querem peças personalizadas e que se adequem ao projeto que têm em mente.

Dessa forma, é importante que a peça adquirida passe por uma reforma quanto antes, e que também fique à disposição para possíveis mudanças em seu design.

Então, pode-se dizer que uma loja de móveis usados, dentro do nicho de peças de alto valor, requer mão-de-obra especializada nessa categoria.

O Ponto Comercial Influencia no Sucesso?

Muitas pessoas têm dúvidas acerca do ponto comercial de uma loja de móveis. Será que ele influencia muito no sucesso do negócio? A resposta curta é: sim.

Mesmo na situação onde a atuação de seu negócio seja voltada ao online, o ponto comercial faz muita diferença.

Em geral, é raro o consumidor comprar uma peça de alto valor sem antes vê-la pessoalmente. Assim, se sua loja ficar em uma área perigosa, com muitos assaltos, por exemplo, o cliente pode desistir da aquisição.

Além disso, se sua loja ficar em uma área muito escondida, ou seja, sem movimento, ela atrairá menos pessoas para seu interior, o que impacta diretamente em seu faturamento.

Como é a Concorrência Para Uma Loja de Móveis Usados?

Uma das vantagens de uma loja de móveis usados é sua baixa concorrência, ainda mais quando seus produtos são de qualidade, assim como a prestação de serviços.

A maioria dos móveis modernos são feitos de materiais fraquinhos e pouco resistentes. Alguns meses de uso e um pouco de água podem destruir a maioria das peças que vemos nas lojas.

Isso não acontece com móveis antigos.

Em geral, são peças de madeira de qualidade, que resistem — e resistiram — por vários anos a fio. Portanto, são sinônimo de qualidade e durabilidade, o que contrasta com as peças modernas.

Se sua loja oferecer uma grande variedade de peças, assim como reformas, a quantidade de clientes recorrentes pode te surpreender!

O Que Uma Loja Dessas Precisa Ter?

Sem levar em conta os próprios móveis ofertados, a loja precisa de muito espaço para mostruário, assim como áreas específicas para determinados trabalhos.

Cerca de 100 m² pode ser considerado o tamanho ideal para uma loja desse tipo. A razão disso é a ausência de estoque quanto às peças repetidas: é muito raro ter mais de um exemplar do mesmo móvel.

Portanto, é provável que todo seu estoque esteja na área de amostragem.

Além disso, ter uma área separada para a reforma dos móveis pode ser uma boa ideia. Assim que as novas peças chegam a loja, são reformadas lá mesmo e são alocadas na área de amostragem.

Ter um espaço destinado à diretoria também é interessante. Não precisa ser muita coisa: apenas um escritório básico é o suficiente. Ele será destinado às negociações B2B e atendimento personalizado ao cliente.

Como Fazer a Divulgação da Loja?

Existem muitas maneiras de realizar a divulgação de sua loja. Veja as principais:

  • Anúncios em jornais;
  • Panfletos;
  • Cartões de visita;
  • Site próprio da loja;
  • Redes sociais.

Uma das mais recomendadas, sem dúvidas, é a divulgação por meio das redes sociais. A razão disso é que, além de atrair pessoas interessadas próximas a sua localização, você também tem a oportunidade de realizar vendas em todo o Brasil.

Portanto, vale a pena estudar um pouco de tráfego pago para sites e anúncios pagos nas redes sociais.

Quantos Funcionários Ela Precisa Ter?

Pensando em uma loja de móveis usados pequena, 2 funcionários são o suficiente. Dessa forma, você terá, ao todo, 3 pessoas trabalhando na loja — lembre-se de incluir você.

A designação de tarefas é muito importante: um funcionário deve dominar a arte de reformar móveis; o outro precisa entender de vendas; e você deve se esforçar para conseguir novas peças para sua loja.

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