Como Montar Uma Loja de Móveis Usados
Descubra como montar uma loja de móveis usados passo a passo nesse guia completo e passo a passo. CONFIRA!
Os móveis usados, na maioria das vezes, são de alta qualidade e muito procurados pelos consumidores. É claro que estamos falando dos móveis antigos e, em geral, de luxo. Sua qualidade permite que durem por muitos anos.
O estilo clássico de decoração, aquele que traz um ar de nobreza para sua casa, requisita móveis antigos. Esse estilo está na moda há mais de 2.000 anos, e é o favorito da maioria dos apreciadores de decoração.
Quem não gostaria de ter uma cadeira Luiz XV em sua casa?
Uma das vantagens de abrir uma loja de móveis antigos é o lucro por venda. Uma peça antiga e desgastada, quando comprada por você, tem preço muito inferior quando comparada ao pós-reforma.
Em alguns casos, essa elevação de preço pode chegar a 10x o valor pago pela peça. Quer aprender a montar uma loja dessas? Não deixe de ler todo o conteúdo!
Quem é o Público-alvo de Uma Loja de Móveis Usados?
O público-alvo, basicamente, é representado por dois tipos de clientes: empresas ou profissionais de design de interiores em busca de mobília para clientes; pessoas físicas atrás de peças bonitas para decorar a casa.
Vale notar que os dois tipos de clientes têm uma semelhança importante: eles querem peças personalizadas e que se adequem ao projeto que têm em mente.
Dessa forma, é importante que a peça adquirida passe por uma reforma quanto antes, e que também fique à disposição para possíveis mudanças em seu design.
Então, pode-se dizer que uma loja de móveis usados, dentro do nicho de peças de alto valor, requer mão-de-obra especializada nessa categoria.
O Ponto Comercial Influencia no Sucesso?
Muitas pessoas têm dúvidas acerca do ponto comercial de uma loja de móveis. Será que ele influencia muito no sucesso do negócio? A resposta curta é: sim.
Mesmo na situação onde a atuação de seu negócio seja voltada ao online, o ponto comercial faz muita diferença.
Em geral, é raro o consumidor comprar uma peça de alto valor sem antes vê-la pessoalmente. Assim, se sua loja ficar em uma área perigosa, com muitos assaltos, por exemplo, o cliente pode desistir da aquisição.
Além disso, se sua loja ficar em uma área muito escondida, ou seja, sem movimento, ela atrairá menos pessoas para seu interior, o que impacta diretamente em seu faturamento.
Como é a Concorrência Para Uma Loja de Móveis Usados?
Uma das vantagens de uma loja de móveis usados é sua baixa concorrência, ainda mais quando seus produtos são de qualidade, assim como a prestação de serviços.
A maioria dos móveis modernos são feitos de materiais fraquinhos e pouco resistentes. Alguns meses de uso e um pouco de água podem destruir a maioria das peças que vemos nas lojas.
Isso não acontece com móveis antigos.
Em geral, são peças de madeira de qualidade, que resistem — e resistiram — por vários anos a fio. Portanto, são sinônimo de qualidade e durabilidade, o que contrasta com as peças modernas.
Se sua loja oferecer uma grande variedade de peças, assim como reformas, a quantidade de clientes recorrentes pode te surpreender!
O Que Uma Loja Dessas Precisa Ter?
Sem levar em conta os próprios móveis ofertados, a loja precisa de muito espaço para mostruário, assim como áreas específicas para determinados trabalhos.
Cerca de 100 m² pode ser considerado o tamanho ideal para uma loja desse tipo. A razão disso é a ausência de estoque quanto às peças repetidas: é muito raro ter mais de um exemplar do mesmo móvel.
Portanto, é provável que todo seu estoque esteja na área de amostragem.
Além disso, ter uma área separada para a reforma dos móveis pode ser uma boa ideia. Assim que as novas peças chegam a loja, são reformadas lá mesmo e são alocadas na área de amostragem.
Ter um espaço destinado à diretoria também é interessante. Não precisa ser muita coisa: apenas um escritório básico é o suficiente. Ele será destinado às negociações B2B e atendimento personalizado ao cliente.
Como Fazer a Divulgação da Loja?
Existem muitas maneiras de realizar a divulgação de sua loja. Veja as principais:
- Anúncios em jornais;
- Panfletos;
- Cartões de visita;
- Site próprio da loja;
- Redes sociais.
Uma das mais recomendadas, sem dúvidas, é a divulgação por meio das redes sociais. A razão disso é que, além de atrair pessoas interessadas próximas a sua localização, você também tem a oportunidade de realizar vendas em todo o Brasil.
Portanto, vale a pena estudar um pouco de tráfego pago para sites e anúncios pagos nas redes sociais.
Quantos Funcionários Ela Precisa Ter?
Pensando em uma loja de móveis usados pequena, 2 funcionários são o suficiente. Dessa forma, você terá, ao todo, 3 pessoas trabalhando na loja — lembre-se de incluir você.
A designação de tarefas é muito importante: um funcionário deve dominar a arte de reformar móveis; o outro precisa entender de vendas; e você deve se esforçar para conseguir novas peças para sua loja.
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