Empreendedorismo Diego Coutinho

Como abrir uma empresa passo a passo

Veja como abrir uma empresa passo a passo nesse guia, de forma simples e fácil de entender como formalizar o seu negócio próprio.




Quando eu decidi abrir uma empresa, já faz alguns anos, encontrei um pouco de dificuldade para encontrar informações básicas.

Respostas para perguntas do tipo:

Que tipo de empresa devo abrir?

Quais são os documentos necessários?

Entre outras dúvidas.

Talvez você esteja com as mesmas dúvidas, por isso criei esse artigo para te ajudar com as informações básicas para abrir uma empresa.

Esse artigo vai direto ao ponto. Não vou me aprofundar nos detalhes.

O objetivo é que você saiba como abrir uma empresa passo a passo e depois tire as dúvidas que surgirem nos comentários.

Como abrir uma empresa passo a passo

Como abrir uma empresa passo a passo

Primeiramente, elabore o contrato social definindo o objetivo e o ramo da empresa, aspecto societário e formação do capital social.

Sugiro que você procure um advogado ou um contador para te ajudar a adequar esse modelo que você baixou para sua realidade.

Leve este contrato social e os documentos pessoais dos sócios à Junta Comercial ou ao Cartório de Registro de Pessoas Jurídicas.

Para as empresas esse passo equivale a obtenção da certidão de nascimento de uma pessoa física. Certifique-se se há alguma outra empresa registrada com o nome que você escolheu.

Geralmente é necessário preencher um formulário próprio com três opções de nome. Há estados que já oferecem esse serviço pela internet.

Estando tudo ok, será possível realizar o arquivamento do ato constitutivo da empresa quando serão pedidos os seguintes documentos:

  • Contrato social ou requerimento de empresário individual ou estatuto;
  • Cópia autenticada do RG e CPF do titular ou dos sócios;
  • Requerimento padrão (capa da junta comercial) em uma via;
  • FCN (Ficha de Cadastro Nacional) modelo 1 e 2 em uma via;
  • Pagamento de taxas através de DARF.

Vale lembrar que os preços e prazos para abrir uma empresa variam de estado para estado.

Para isso o ideal é consultar o site da junta comercial do seu estado.

Cadastro do CNPJ da empresa

Após registrar a empresa, será entregue um número de identificação do registro de empresa NIRE.

É uma etiqueta ou carimbo feito pela Junta Comercial ou cartório contendo um número que é fixado no ato constitutivo da empresa.

Com o NIRE em mãos chega a hora de registrar a empresa como contribuinte, ou seja, de obter o CNPJ.

Entre no site da Receita Federal para fazer isso. Após essa etapa você deverá ir à prefeitura para receber o alvará de funcionamento.

Alvará de funcionamento da empresa

O alvará é uma licença que permite o estabelecimento e o funcionamento de instituições comerciais.

É feito na prefeitura ou na secretaria municipal de fazenda do município e geralmente são necessários os seguintes documentos:

  • Formulário próprio da prefeitura;
  • Consulta prévia de endereço aprovada;
  • Cópia do CNPJ;
  • Cópia do contrato social;
  • Laudo dos órgãos de vistoria quando necessário.

Inscrição estadual

Depois disso, dirija-se a Secretaria Estadual de Fazenda para pedir a inscrição estadual.

Em alguns estados é possível resolver isso pela internet.

Atualmente a maioria dos estados possui convênio com a Receita Federal o que permite obter a inscrição estadual junto com o CNPJ com um único cadastro.

A inscrição estadual é necessária para obtenção da inscrição no ICMS e em geral a documentação pedida para o cadastro é:

  • DUC (Documento Único de Cadastro) em três vias;
  • DCC (Documento Complementar de Cadastro) em uma via;
  • Comprovante de endereço dos sócios, cópia autenticada ou original;
  • Cópia autenticada do documento que prove direito de uso do imóvel como, por exemplo, o contrato de locação do imóvel ou escritura pública do imóvel;
  • Número do cadastro fiscal do contador;
  • Comprovante de contribuinte do ISS para as prestadoras de serviços;
  • Certidão simplificada da Junta para empresas constituídas há mais de três meses;
  • Cópia do ato constitutivo;
  • Cópia do CNPJ;
  • Cópia do alvará de funcionamento;
  • RG e CPF dos sócios.

Inscrição na Previdência Social

Dirija-se a uma agência da Previdência Social e faça o cadastro da sua empresa. Para poder contratar funcionários é preciso arcar com as obrigações trabalhistas.

Ainda que seja um único funcionário ou apenas os sócios inicialmente a empresa precisa estar cadastrada na Previdência Social e pagar os respectivos tributos.

Assim o representante deverá dirigir-se à agência de sua jurisdição para solicitar o cadastro de sua empresa e seus responsáveis legais.

O prazo para cadastro é de trinta dias após o início das atividades.

Solicite autorização para emitir notas fiscais na prefeitura e também na Secretaria Estadual de Fazenda se for indústria ou comércio.

No Distrito Federal independente do segmento de atuação essa autorização é emitida pela Secretaria Estadual de Fazenda.

Agora sua empresa está pronta para abrir as portas.

Para finalizar

Nesse artigo você viu como abrir uma empresa passo a passo.

Este guia serve para a maioria das micro e pequenas empresas e certamente vai te ajudar a montar o seu primeiro negócio próprio.

Faça agora mesmo o download gratuito de um modelo de plano de negócios em PDF feito pelo SEBRAE clicando nesse link aqui.

Ficou com alguma dúvida? Deixe nos comentários.

Até mais!





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Empreendedor digital desde 2013 e especialista em marketing de afiliados. Quero te ajudar a empreender, seja online ou offline.

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