Vender nas Redes Sociais x Loja Online | Como Impulsionar o Seu Negócio

Vender nas redes sociais x loja online: como impulsionar o seu negócio. Confira.

Vender nas redes sociais x loja online: como impulsionar o seu negócio?

Se você está pensando em se lançar no comércio eletrônico, oferecemos uma revisão dos principais pontos que você deve levar em consideração antes de abrir uma loja online ou vender nas Redes Sociais.

Analise como escolher o melhor canal de vendas para o seu negócio.

Vender nas Redes Sociais x Loja Online

Vender nas Redes Sociais x Loja Online

Vender online é sinônimo de ter uma vitrine aberta 24 horas por dia, 365 dias por ano.

Mundialmente, o avanço do E-commerce é imparável, e somente na América Latina estima-se que até o final de 2019 seu crescimento será superior a 25%.

Além de oferecer produtos, há diversas empresas, até mesmo as do segmento de investimento que oferece opções de fundo exclusivo aos seus clientes, estão trabalhando seu site para divulgar e atrair clientes.

Qualquer nicho pode ser bem sucedido na internet.

Se você já decidiu começar a vender online, dependendo do foco do seu negócio, do seu mercado-alvo e do investimento inicial que está disposto a fazer, existem diferentes formas de investir.

O mais eficaz continua sendo obter sua própria Loja Online ou publicar seus produtos em Redes Sociais, como Instagram ou Facebook.

A seguir, confira as vantagens, diferenças e pontos a serem considerados antes de comercializar seus produtos por meio desses canais de vendas online.

Como discutimos alguns parágrafos acima, as principais plataformas de mídia social que muitas pequenas empresas usam para receber pedidos de seus produtos são Instagram e Facebook.

Isto se deve, principalmente, à exposição de conteúdos visuais e relativa facilidade de contato que estes permitem, para além do fato de o seu manuseamento ser gratuito (sem contar a questão do Marketing Digital).

Embora a desvantagem disso seja que as pequenas empresas costumam ter dificuldade em reter seus usuários por muito tempo, pois competem com dezenas ou centenas de outras empresas em um só lugar (semelhante a mercados online como o Mercado Livre ou Amazon).

Loja Online

Existem plataformas poderosas e confiáveis ​​como Shopify, WooCommerce entre outras que oferecem soluções de e-commerce bastante robustas, otimizando e automatizando processos-chave como processamento de pagamentos, remessas, coleta de e-mails de clientes ou clientes potenciais, etc.

No caso do Shopify, ele é administrado com uma assinatura mensal que já inclui o serviço de hospedagem, o uso da própria plataforma e a maioria das milhares de ferramentas disponíveis.

O WooCommerce, por sua vez, é a versão E-commerce do WordPress, a principal plataforma no mundo para o desenvolvimento de Websites, e embora não inclua o serviço de hospedagem por padrão, seu uso é gratuito.

Ao contrário das redes sociais, uma Loja Online permite que uma empresa atraia seus usuários e clientes para seu site exclusivo, onde não há concorrentes, incentivando as vendas.

Como Funcionam as Opções de Pagamento em Redes Sociais e Loja Online?

Redes Sociais

Neste caso, os meios de pagamento são apenas aqueles que a empresa decide ou pode ter disponíveis.

Ou seja, Instagram ou Facebook não oferecem gateways de pagamento automatizados, mas quem atende o negócio deve compartilhar as informações de pagamento, coletá-las, verificar se foi feito, confirmar com o cliente, etc., o que o torna uma tarefa banal.

Loja Online

Uma Loja Online oferece ao comerciante a possibilidade de disponibilizar praticamente qualquer meio de pagamento que seus clientes prefiram ou precisem, incluindo: PayPal, pagamento por Cartão de Crédito, Débito, transferência, depósitos em dinheiro, etc.

Tudo isso, além do fato de o próprio processo de pagamento ser automatizado.

O cliente adiciona um produto ao carrinho de compras, preenche seus dados, clica em comprar e pronto!

O pagamento é refletido automaticamente e o cliente recebe uma notificação sobre o pagamento e a compra.

Como Funciona a Remessa de Redes Sociais e Loja Virtual?

Redes Sociais

Para além da questão dos pagamentos, aqui os envios são manuais, o que implica: Embalar o produto, comprar guias de encomendas com antecedência (ou pior, ir todos os dias à central de encomendas para despachar os produtos), informar ao cliente que seu pedido já está a caminho, compartilhar o rastreamento manualmente, etc.

Loja online

Este processo também é bastante otimizado por meio de uma loja online, já que o comerciante pode despachar remessas em alguns cliques.

Como?

Basicamente: O cliente faz a compra online, a compra é registrada automaticamente, seus dados de contato, o produto que comprou, e a única coisa que falta fazer é agendar a coleta da embalagem no depósito, a encomenda chega para a mercadoria, o guia e o tracking são gerados e enviados ao cliente.

Quais as ferramentas de vendas na loja virtual e redes sociais?

Redes Sociais

Praticamente não há como integrar ferramentas que otimizem o funcionamento do negócio a partir das Redes Sociais, ou são muito poucas e de curto alcance. Por quê? Principalmente porque a função dessas plataformas é diferente, elas não têm uma finalidade comercial senão, como o nome diz, social.

Loja Online

Estas plataformas oferecem a possibilidade de integrar automaticamente contas de ferramentas que ajudarão sua marca a crescer, otimizar processos, reunir informações valiosas, impulsionar vendas, etc.

Considerações Finais

Com este artigo não pretendemos comentar que é ruim vender nas Redes Sociais longe disso, mas simplesmente considerar suas limitações ao compará-las com as plataformas de E-commerce e seu alcance.

Até o ideal seria complementar uma plataforma com a outra para estimular as vendas e gerar constantemente um fluxo de clientes para os dois lados.

Começar um negócio online não é fácil, mas também não precisa ser assustador.

Se você deseja vender um produto de solução de problemas, construir um negócio lucrativo para ser autônomo, criar oportunidades para as pessoas ao seu redor ou gerar algum dinheiro extra a cada mês, essas etapas podem ajudá-lo a realizar seus sonhos.

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