Plano de Negócios Para Supermercados | 5 Pontos Importantes

Desenvolver um plano de negócios para supermercados não é tarefa fácil.

É necessário investir muito conhecimento e tempo para garantir que o projeto sairá da melhor maneira possível, trazendo os melhores resultados e que guiará a empresa para um cenário próspero e duradouro.

Sempre com uma boa margem de lucros e sobrevivendo a crises como à da pandemia do novo coronavírus, em que os mercados cresceram mais de 9%, mesmo com o restante da economia caindo.

Mas não são todos os supermercados que atuam com um plano de negócios debaixo do braço.

Pelo contrário: a maioria atua de maneira quase improvisada, sem planejar muito além do que aquelas operações do próximo bimestre ou semestre.

Para alguns, o máximo de planejamento tem a ver com o ritmo de vencimento dos produtos e em uma estratégia para transformá-los em rendimento em vez de prejuízo.

No entanto, esse não é o melhor caminho para gerenciar uma empresa do tipo.

Siga a leitura para entender a importância de um bom plano de negócios para supermercados!

➡ Veja Também: Como Fazer um Plano de Negócios

Plano de Negócios Para Supermercados
Plano de Negócios Para Supermercados

5 vantagens de ter um plano de negócios para supermercados

1. Melhor relação com fornecedores

Um dos benefícios de ter um plano de negócios para supermercados é ser capaz de estabelecer uma melhor relação com os seus fornecedores, desde aqueles que vendem os produtos que estão à disposição no seu mercado até os que vendem insumos para você, como é o caso da Visual Super e seus equipamentos usados em supermercados do Brasil todo.

O seu plano de negócios permite que você possa estabelecer um caminho básico a seguir pelo seu supermercado, estabelecendo ações de curto, médio e longo prazo.

Para isso, é importante ter a seu lado fornecedores que sejam capazes de ajudar a alimentar esse crescimento.

Além disso, o plano dá maior estabilidade para uma relação de longo prazo que traz benefícios exclusivos, como um preço menor por unidade, entre outras questões.

2. Crescimento estável

Ter um plano de negócios para supermercados gera um crescimento estável para a sua empresa.

Como você provavelmente já sabe, os supermercados já são relativamente estáveis por natureza.

Isso porque eles são prioridade no orçamento familiar da maior parte da população.

Basta ver como o dinheiro do auxílio emergencial em 2020 foi praticamente todo para o segmento, já que as pessoas usaram para comprar comida, que são bens de primeira necessidade.

O que o plano de negócios permite é que esse crescimento seja mais estabilizado e  previsível, abrindo margem para um processo de investimentos inteligente e estratégico.

3. Versatilidade para vendas

O plano de negócios para supermercados garante à empresa uma maior versatilidade nas vendas.

Isso é importante pois quanto mais versátil, mais oportunidades o mercado terá de lucrar e fidelizar clientes.

Por exemplo, suponha que o planejamento permitiu que o mercado comprasse um estoque maior de um produto com longa data de vencimento.

Isso permite que esse produto seja adquirido por um preço unitário menor do que o dos concorrentes, e, assim, protegendo-se de qualquer inflação que venha a ocorrer nos próximos meses.

Isso aumenta, de pouco em pouco, a taxa de lucratividade do mercado, além de permitir a realização de promoções e outras ações para chamar mais público.

4. Foco na visão da empresa

Um ponto importante que nem todo gestor considera é a visão da empresa.

Afinal de contas, um supermercado não existe só para dar o máximo de lucro possível.

Nenhuma empresa é assim.

Todas têm algum tipo de visão que deve ser passada aos colaboradores e clientes.

Normalmente, os supermercados com maior taxa de fidelização são aqueles que têm presença certa na comunidade local em que estão inseridos.

São supermercados que participam de campanhas locais, que patrocinam eventos culturais próximos e estão presentes na vida das pessoas.

Essa é uma visão muito interessante que você pode colocar em prática.

5. Maior estabilidade

Por fim, o plano de negócios adiciona uma previsibilidade maior na gestão diária de uma empresa.

Isso acontece porque ela tira de cena a questão que envolve a lucratividade em excesso e coloca uma meta específica.

Se a empresa está seguindo a meta, então ela é bem-sucedida e pode trabalhar com calma, sem pressões extras.

Isso garante que o crescimento será mais estável e, em alguns casos, até mais lento que o dos concorrentes, mas definitivamente será mais duradouro e constante.

Pronto!

Agora que você já conhece as principais vantagens de um plano de negócios para supermercados, é hora de colocar um desses em prática no seu negócio.

Tire um tempo para fazer uma análise completa do seu mercado e, em seguida, determine o seu objetivo máximo para a empresa.

Então, trace pequenas metas que ajudarão a fazer o caminho de um ponto a outro, traçando o seu planejamento a partir daí.

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Sobre o Autor

Diego Coutinho
Diego Coutinho

Empreendedor digital, redator web e afiliado profissional.

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