Investir Em Pousadas | Momento Atual, Dicas e Mercado

É fato que a pandemia do COVID-19 ocasionou diversas mudanças no comportamento dos indivíduos e do mercado.

Uma das principais foi a valorização do bem-estar, visto que isso impacta tanto nosso corpo quanto nossa mente.

Como consequência, isso também influenciou o mercado de turismo, no qual as pessoas começaram a buscar destinos mais afastados dos grandes centros, assim como a valorizar o contato com a natureza.

Dessa forma, um nicho que já estava em ascensão se consolidou ainda mais nesse momento atual, que são as pousadas em meio à natureza.

Sendo assim, se você possui um capital disponível para investimento, continue acompanhando o post de hoje e saiba por que você deve investir em uma pousada.

Investir Em Pousadas
Investir Em Pousadas

O ecoturismo

De acordo com o Ministério do Meio Ambiente e a Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), o ecoturismo, conhecido também como turismo ecológico é o “segmento da atividade turística que utiliza, de forma sustentável, o patrimônio natural e cultural, incentiva sua conservação e busca a formação de uma consciência ambientalista por meio da interpretação do ambiente, promovendo o bem-estar das populações”.

Ou seja, ele é caracterizado principalmente pelo contato com a natureza, além da realização de atividades que proporcionem a vivência e conhecimento do meio ambiente, assim como a proteção dos locais onde elas acontecem.

Na pandemia, com a necessidade do isolamento social e o fechamento de estabelecimentos comerciais, iniciou-se a procura por novas alternativas de lazer, como viagens para o interior e lugares mais afastados.

Isso porque, as praias, que costumavam ser os lugares preferidos dos brasileiros, também acabavam concentrando maior quantidade de pessoas durante a pandemia.

Sendo assim, o ecoturismo tornou-se uma das melhores opções para quem gosta de natureza e deseja evitar aglomerações.

Inclusive, de acordo com monitoramentos do volume de buscas e venda de passagens aéreas nacionais durante o ano de 2020 e começo de 2021, foi percebida uma mudança nos hábitos dos turistas.

Portanto, foi mostrado que as viagens ecológicas se destacaram por ser uma alternativa mais segura.

Além disso, de acordo com a OMT (Organização Mundial do Turismo), essa modalidade cresceu entre 15% e 25% nos últimos 5 anos.

Contudo, ainda que a vacinação já esteja avançando, a descoberta desse novo nicho turístico conquistou muitas pessoas que hoje em dia optam por viajar para esses lugares, mesmo podendo frequentar outros estabelecimentos.

E isso se deve principalmente pelos benefícios promovidos pelo contato com a natureza.

Boas oportunidades

Desde 2019 já se observa um forte crescimento de uma cultura ecológica entre os brasileiros.

Mas, como falamos, o isolamento social causado pela pandemia, fez com que esse movimento que já estava ganhando força crescesse de maneira exponencial.

No entanto, isso não significa que com o fim da pandemia o movimento irá perder força.

Diversas cidades nordestinas como São Miguel do Gostoso, São Miguel dos Milagres, Maragogi, entre outras, estão em crescente com construção de pousadas e hospedagens mais em conta.

Essa região nordestina é bastante procurada e pode ser uma excelente porta de entrada para você iniciar um negócio.

Um bom exemplo são as pousadas em meio a natureza, que vêm ganhando cada vez mais destaque.

Isso porque, hoje em dia com a mudança do comportamento do turista, os resorts acabaram perdendo força, principalmente pelos preços mais altos da diária e por grande parte ser no sistema all inclusive.

Com a economia ainda desestabilizada, os viajantes optam por hospedagens mais em conta, mas sem deixar de lado o conforto e a possibilidade de conhecer outros lugares.

Além disso, as cidades ainda possuem excelentes restaurantes, promovendo assim maior liberdade de escolha para os turistas, que acabam inclusive economizando.

Portanto, criar sua própria pousada pode ser saída perfeita para quem quer iniciar em um mercado em ascensão e ter bons lucros.

Isso porque, o investimento não precisa ser alto, principalmente quando é comparado com o investimento necessário para criar resorts.

Inclusive, muitos fazem de suas próprias casas pousadas charmosas e extremamente aconchegantes.

Outra boa dica é apostar em acomodações que possam ser registradas em aplicativos, como o famoso Airbnb.

Isso porque, essa pode ser uma maneira para começar a ganhar mais dinheiro e acumular capital para posteriormente investir em uma pousada maior e para mais pessoas.

Vale lembrar ainda que os valores da diária facilmente podem cobrir o investimento, principalmente se houver uma divulgação adequada e direcionada para o público que pretende atingir.

Para isso, nossa dica é utilizar as redes sociais a seu favor, assim como os mecanismos de busca, como o Google e YouTube.

Grave vídeos, tire fotos e crie conteúdos relevantes para o seu público a fim de mostrar os benefícios e belezas da região e atrair seu interesse.

Dicas para explorar o mercado

Além da pousada e disponibilizar sua casa para locação no Airbnb, sua futura empresa também pode oferecer outras alternativas para os hóspedes.

Existem diversos cursos disponíveis hoje em dia para a capacitação de guias para trilhas, cachoeiras, turismo cultural, city tour, walking tour, entre outros.

Além disso, você também pode explorar os mais variados perfis de viajante, tanto aqueles que gostam de passear durante o dia, quanto aqueles que preferem a noite, passeios curtos, longos, para diferentes faixas etárias, assim como utilizar transportes variados.

Ou seja, oferecer tours e acompanhamentos para trekking, de bicicleta, em carros 4×4, entre outras opções.

Vale lembrar que, nesse mercado de ecoturismo, que cresce cada vez mais, ainda que o contato com a natureza seja rústico, existe ainda a opção de oferecer conforto e facilidades.

Por exemplo, os passeios offroad em meio à natureza que exploram diferentes áreas são perfeitos para o público que deseja se aventurar, mas que não abre mão do conforto.

Portanto, como você viu, o ecoturismo é um mercado que está em plena expansão, e mesmo no cenário pós-pandemia ele vai continuar crescendo.

Por isso, esse é o momento ideal para quem quer investir em nichos lucrativos sem precisar desembolsar altas quantias de dinheiro.

Afinal, como falamos é possível iniciar com pouco capital e depois ampliar as atividades, ou seja, disponibilizando um imóvel para locação no Airbnb e posteriormente expandindo os negócios.

Lembre-se que além da pousada em si, você também pode oferecer passeios, tours e outros serviços para complementar a viagem do turista.

Como Abrir uma Franquia Clínica Médica Popular
Como Abrir uma Franquia Clínica Médica Popular

Entenda como funciona uma Franquia Médica Popular e como montar uma na sua região. Veja as vantagens desse modelo de Saiba Mais

Plano de Negócios Para Supermercados
Plano de Negócios Para Supermercados | 5 Pontos Importantes

Desenvolver um plano de negócios para supermercados não é tarefa fácil. É necessário investir muito conhecimento e tempo para garantir Saiba Mais

Cartão Empresarial
Cartão Empresarial | O Que é e Como Funciona

Como usar o cartão empresarial para agilizar e facilitar negócios. CONFIRA!

Negócios Online Para Mudar de Vida
5 Exemplos de Negócios Online Para Mudar de Vida Ainda em 2022

Formas de criar um negócio rentável na internet e mudar de vida

Sobre o Autor

Redação
Redação

Equipe de Redação do Pequenos Negócios Lucrativos.

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.