Franquia de Produtos Naturais e Orgânicos: 17 Opções Lucrativas

As franquias de produtos naturais e orgânicos vem crescendo nos últimos anos em um mercado que já se consolidou em nosso país.

Portanto, se você deseja comercializar produtos que fazem bem à saúde das pessoas e ainda faturar alto, saiba que isso é possível nesse ramo.

Se antes, consumir produtos naturais era algo para pessoas com melhor poder aquisitivo, hoje em dia já faz parte de boa parte da população.

Mesmo com a crise, as pessoas buscam por alimentação saudável com menos produtos industrializados e valorizam alimentos naturais e orgânicos.

Segundo uma pesquisa realizada pela Euromonitor, o Brasil é o 4º colocado em consumo de alimentos saudáveis no ranking global.

No entanto, nos últimos cinco anos, o crescimento do setor de alimentos e bebidas saudáveis foi em média 12,3% ao ano.

Sendo que a previsão para 2019 é que atinja 50%, movimentando R$ 110 milhões.

São muitos os fatores que podem ter impulsionado o mercado de franquias de produtos naturais brasileiro.

Um deles é o alto índice de obesidade.

As pessoas perceberam que é preciso cuidar da saúde para poder ter mais qualidade de vida.

Isso mostra o potencial que um negócio tem neste mercado, com alta probabilidade de sucesso.

Levando em conta que muitas vezes é mais seguro iniciar com uma franquia, por já existir um modelo de negócio validado.

Portanto, se você quer investir nesse ramo, veja nesse artigo as principais franquias de produtos naturais e saiba quanto terá que investir no negócio.

➡ Veja Também: Como montar uma loja de produtos naturais

Franquias de Produtos Naturais
Franquias de Produtos Naturais

Franquia Nação Verde

A marca foi fundada em 2012 pelo empresário Ricardo Cruz que possui mais de 25 anos de experiência em varejo.

Ele oferece em suas lojas alimentos a granel, suplementos naturais, produtos sem glúten, sem lactose, diet, light, cosméticos produzidos com produtos naturais , produtos naturais para limpeza, lanchonete, assim como um espaço para reuniões com a família ou amigos.

O grande diferencial desta rede é que o sistema de royalties é reverso, ou seja, quanto mais você fatura, menos você paga.

Atualmente a rede possui 25 unidades ativas pelo Brasil e o franqueado pode escolher entre os seguintes modelos de loja física:

  • Micro Franquia
  • Micro Light
  • Modelo Light Empório + Café
  • Modelo Compacto Empório + Cafeteria
  • Modelo Completo Empório + Cafeteria + Lanchonete
  • Super Loja

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Franquia Natural Quality

A franquia Natural Quality faz parte do Grupo Natural Quality que nasceu em 1995.

A empresa atua no mercado de importação e distribuição de suplementos naturais e vitaminas.

Em 2014 iniciou no modelo de franquia de produtos naturais e hoje possuem 7 lojas físicas no Rio de Janeiro, São Paulo e Salvador.

As lojas são especializadas em suplementos nutricionais.

Contam com várias opções como proteínas, termogênicos, óleos, pós e pré-treino, vitaminas, probióticos, entre outras opções de produtos.

Você pode escolher entre um modelo de franquia online, que exige um valor mais baixo de investimento, sem precisar estoque, o que tem um valor agregado.

Ou mesmo escolher o modelo de loja física.

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Franquia Dr Shape

A primeira loja foi aberta em 2002 no centro de São Paulo.

Em 2012, Paulo Fernandes decidiu implementar o modelo de franquias de produtos naturais devido ao sucesso e a exigência do público de novas unidades.

A rede é especializada em suplementos alimentares e artigos esportivos, possuindo também além de marcas importadas, uma linha própria de suplementos que oferece um melhor custo x benefício.

Oferecem aos franqueados o modelo de negócio de loja, podendo explorar delivery, pontos de venda avançados e serviços especializados.

Hoje possuem mais de 50 lojas ativas espalhadas pelo Brasil.

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Franquia Nutri Shop

Fundada em 1982, hoje essa franquia de produtos naturais conta com mais de 60 unidades pelo Brasil.

A rede é especializada na produção de doces, sorvetes, pavês, tortas, salgados, sanduíches, bebidas, produtos light 0% de açúcar, entre outros.

A rede também é conhecida por lançar no país o conceito inovador de vender bolos por quilo, onde o cliente escolhe o tamanho desejado.

Possuem um grande plano de expansão para chegar a 250 lojas.

É possível o franqueado escolher entre os modelos de loja ou quiosque.

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Franquia Terra Madre

A empresa é pioneira como franquia no ramo de produtos orgânicos.

Surgiu em Goiás em 2014 e a partir de 2016 deu início ao modelo de franquias.

É especializada em produtos integrais, sem lactose, sem glúten, sem gorduras, sem açúcar, diet, light, orgânicos 100% certificados, suplementos alimentares e até cosméticos naturais.

A rede conta com um mix de mais de 6 mil itens, parte de mais de 90 marcas e atualmente possuem mais de 15 lojas ativas.

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Franquia Bio Mundo

A rede Bio Mundo foi fundada pelo empresário Edmar Mothé, que possui mais de 40 anos de experiência no varejo.

Está com 60 lojas ativas em estados como Distrito Federal, Rio de Janeiro, Goiás, Minas Gerais, Tocantins, Maranhão, Bahia, Mato Grosso, Paraná e São Paulo.

As lojas comercializam produtos diet, light, integrais, orgânicos, funcionais, sem glúten, sem lactose, suplementos esportivos e mais de 500 itens a granel, frescos e selecionados (sementes, grãos, frutas desidratadas, chás, farinhas e temperos).

Você pode escolher entre o modelo de loja maior (80 m²) ou loja menor (50 m²) sendo possível trabalhar em locais como pontos de rua, aeroportos, shopping centers, centros comerciais e mercados.

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Franquia Empório Döll

A rede teve possui mais de 40 anos de experiência no mercado, atuando desde 1980 teve seu início na cidade de Florianópolis.

Graças ao sucesso das lojas e principalmente ao atendimento, ganhou o Prêmio Revista Veja Santa Catarina – Comer & Beber 2009/2010 e duas indicações em 2007 e 2011.

Iniciou no modelo de franquia em 2012 e hoje possuem ao todo 4 unidades.

As lojas oferecem um diversificado mix de produtos a granel, diet, light, sem glúten, sem lactose, veganos, orgânicos, funcionais, fitoterápicos e suplementos alimentares.

O franqueado pode escolher entre os modelos de loja de 40m² e 60m².

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Franquia Armazém Fit Store

A rede foi fundada em 2017, em Colatina no Espírito Santo com a ideia de atender a demanda do público que precisa de produtos low carb e suplementos para melhorar o desempenho no treino e para melhorar a alimentação.

Hoje oferecem nas lojas mais de 1200 itens, incluindo shakes, snacks, doces low carb, temperos e produtos a granel. Atualmente contam com mais de 50 lojas ativas.

O franqueado pode escolher entre modelo de loja (rua ou shopping) ou quiosque.

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Franquia Bioflora

A rede é pioneira no Brasil com a opção de quiosques para os franqueados

Oferecem produtos nutricionais e suplementos naturais como óleos, sementes, chás, produtos funcionais, fitoterápicos, sem lactose, diet, light e suplementos alimentares para atletas.

O franqueado pode escolher entre o modelo de quiosque ou loja.

Hoje possuem 20 lojas ativas espalhadas pelo país.

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Franquia Via Verde

A empresa teve início no Rio de Janeiro em 1998, iniciando no modelo de franquia em 2011.

Hoje contam com mais de 20 lojas ativas na Bahia, Salvador, Maceió, Balneário Camboriú, Juiz de Fora, Minas Gerais e São Paulo.

Nas lojas, oferecem um mix de produtos com foco em alimentação saudável e qualidade de vida como lanches saudáveis, produtos integrais, suplementos, alimentos diet e light, assim como itens de decoração, fitoterápicos e cosméticos naturais.

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Franquia Korin

A rede é conhecida por incentivar parcerias de lojas com pequenos produtores, procurando sempre a melhor qualidade dos produtos naturais e praticando sustentabilidade.

Iniciou os trabalhos em 1994 com ampla experiência em varejo e de produtos naturais e em 2010 entrou para o modelo de franquia.

Nas lojas, oferecem um mix amplo de produtos como alimentos orgânicos (arroz, sementes, farinhas, ovos, carnes.) e oferecem também alguns alimentos saudáveis para preparação rápida como almôndegas, hambúrgueres e patês.

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Franquia Ponto Natural

A empresa foi fundada em 1985 e iniciou no modelo de franquia em 2010.

O foco é a venda de produtos naturais como castanhas, chás, frutas secas, cerais, óleos naturais, produtos a granal, suplementos, vitaminas, temperos, entre outros.

 Ao mesmo tempo, a marca procura atender a demanda de pessoas que procuram por uma dieta alternativa, como vegetarianos, veganos, diabéticos ou pessoas que tenham intolerância a glúten ou lactose.

A rede oferece o modelo de franquia em lojas e hoje contam com 37 unidades ativas em diversos estados brasileiros.

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Franquia Mundo Verde

A Mundo Verde é uma das maiores redes, atualmente com mais de 400 lojas espalhadas pelo Brasil.

As lojas oferecem um variado mix de produtos que inclui desde alimentos (diet, light, integrais, orgânicos, funcionais sem glúten e sem lactose), complementos alimentares e suplementos para atletas.

Um diferencial é que a empresa possui produção e comercialização de produtos próprios, como colágeno e maca peruana.

O franqueado pode escolher por montar uma loja ou um quiosque.

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Franquia Meu Lado Natureba

A empresa surgiu em 2001 e recentemente iniciou no modelo de franquia, oferecendo aos franqueados a opção de franquia online.

Acaba sendo uma opção mais barata se comparada aos modelos tradicionais.

A opção de ter uma loja virtual exclusiva permite ao franqueado uma liberdade maior e um risco menor, com investimento inicial mais baixo e ainda sem se preocupar com estoque.

O treinamento é feito online, com apostilas e por meio de Skype, WhatsApp e e-mail.

A marca possui um variado mix de produtos, comercializando snacks, suplementos alimentares, produtos naturais e a granel, além de contar com uma linha de produção própria.

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Franquia Veg+

A empresa teve sua primeira loja fundada na cidade do Rio de Janeiro e hoje conta com outras 8 lojas franqueadas.

A rede oferece o modelo de loja com 40m².

É uma excelente opção para quem pretende aproveitar um nicho de segmento, que são os produtos para pessoas veganas.

Pouco explorado, o mercado vegano apresenta um crescimento de 40% ao ano.

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Franquia Mais Natural

A MaisNatural é uma marca gaúcha que hoje está presente em cinco estados brasileiros.

Surgiu com a ideia da idealizadora e farmacêutica, Sandra Marasca Martini, que sempre quis criar um negócio que agregasse valor à produção de grãos, oferecendo produtos cultivados  sem uso de agrotóxicos ou fertilizantes químicos.

Duas vantagens em relação a outras franquias, é que não cobram royalties e que possuem produtos cultivados em lavouras próprias.

Hoje possuem 24 lojas ativas em 9 estados brasileiros.

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Franquia Nutri Central Alimentação

Teve seu início na cidade de Taubaté, no estado de São Paulo.

Com a primeira loja aberta em 2004, se tornou a Nutrigold em 2016, como uma fábrica de produtos naturais com lojas próprias e franquias.

Oferecem mais de 100 itens de produção própria, que inclui vitaminas, chás, snacks, proteínas, cereais, granola, cookies, produtos pré-treino, temperos, óleos vegetais, farinhas, entre outros.

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➡ Veja Também: Franquias Baratas e Lucrativas Para Abrir

Dicas Para Abrir Uma Franquia De Produtos Naturais e Suplementos

Já está claro que o mercado de alimentação só vem crescendo.

As pessoas estão cada vez mais se conscientizando sobre a importância de levar uma vida mais saudável, já que os benefícios são muitos.

Você percebeu que também existem muitas opções interessantes de franquias de produtos naturais.

Para quem não quer arriscar muito, uma loja online para iniciar pode ser uma excelente opção, minimizando os riscos e permitindo que você conheça melhor o mercado de produtos saudáveis.

Ainda assim é importante levar outros detalhes em conta.

Por isso, preparamos estas dicas para você poder avaliar melhor qual franquia escolher.

➡ Veja Também: Lista com mais de 300 fornecedores de produtos para revenda

Compare as Redes e Custo Benefício

Como comentei acima, você pode iniciar com um custo baixo de optar pela loja online.

Mas eu posso te aconselhar a analisar o custo benefício de cada rede.

Verifique com os franqueadores que tipo de suporte eles oferecem, quais são seus diferenciais em relação a outras redes.

Nessa análise é importante que você tenha paciência e seja bem cuidadoso para não deixar passar os detalhes mais importantes.

Estude o Mercado Potencial

Aqui vai uma dica indispensável.

Analise a região onde pretende abrir a loja.

Tente entender como é a cultura do pessoal da sua cidade ou bairro.

Muitas vezes a loja tem tudo para dar certo, mas não vinga justamente por se tratar de uma questão cultural mesmo.

Entenda que é necessário avaliar se as pessoas estão dispostas a pagar por um produto mais natural e mais saudável.

Analise a Reputação da Empresa

Essa é uma dica essencial para qualquer tipo de negócio.

No modelo de franquias, as empresas já estão acostumadas a oferecer um suporte ao franqueado, levando em conta que quanto melhor o franqueado desempenhar, melhor será o resultado.

Ainda assim, use a internet para pesquisar tudo que puder sobre a empresa.

Analise o histórico e notícias de fontes confiáveis, para também verificar se a tendência está da rede crescer ou por algum motivo não estão conseguindo ampliar seus negócios.

Converse Com Franqueados

É muito importante ter um contato próximo com os franqueadores.

Peça para que enviem a maior quantidade de informação possível sobre o modelo de negócio escolhido.

E muitas vezes é melhor tentar esse contato presencial para conhecer melhor as pessoas com quem você está negociando.

Considerações Finais

Vender produtos naturais deve ser realmente satisfatório, já que você além de lucrar alto, graças à tendência de crescimento deste mercado, estará comercializando um alimento que só traz benefício para as pessoas.

Como em todo tipo de negócio, é importante que você se identifique com o mercado.

Por isso, avalie todas as dicas e compare as opções de franquias, para então poder iniciar um negócio.

Nós só podemos te desejar muita sorte e sucesso, que se você se dedicar e der o seu máximo, com certeza terá grande sucesso no mercado de produtos naturais.

Sobre o Autor

Diego Coutinho
Diego Coutinho

Empreendedor digital e Especialista em Marketing de Afiliados.

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