Franquias de Bolos Lucrativas Para Abrir Com Pouco Dinheiro

Nesse artigo vou te mostrar 17 opções altamente lucrativas de franquia de bolos para você abrir na sua região.

Quem não adora aquele cheirinho de bolo caseiro feito na hora?

A verdade é que este produto está na cultura do brasileiro há muitos anos.

É algo muito comum entre as famílias, saborearem aquele bolo quentinho, acompanhando com um café recém passado.

Mas nem todo mundo tem tempo para preparar em casa.

Segundo o IBGE, o brasileiro gasta em média 25% da renda em alimentação fora de casa.

E nesse hábito de consumo que gera uma alta demanda no mercado, entra um modelo de negócio que tem feito muito sucesso: as franquias de bolos.

Sendo em sua maioria lojas especializadas no produto e em alguns casos quiosques.

De acordo com a Euromonitor, o Brasil é o 8º maior mercado de bolos industrializados em faturamento, e o 10º em quantidade de bolos vendidos.

Da mesma forma, segundo a Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães & Bolos Industrializados (ABIMAPI), o consumo de bolos industrializados no Brasil movimentou mais de 851 milhões de reais em 2016. 

Sendo assim, há muitas oportunidades para você montar um negócio e lucrar alto.

Mas como saber se vale a pena abrir uma franquia de bolos?

Vou te mostrar nesse artigo as 17 melhores franquias de bolos do Brasil junto com informações vitais para te ajudar a decidir qual a mais adequada ao seu perfil.

Veja Também: Como Ganhar de R$ 50 a R$ 100 Por Dia Com Bolo no Pote

Franquia de Bolos
Franquia de Bolos

Franquia Sodiê Doces

A fundadora, Cleusa Maria da Silva, abriu a primeira loja em 1997.

Com o tempo o sucesso foi inevitável e hoje contam com 290 unidades ativas, estando presentes em 13 estados brasileiros.

Uma das vantagens é que a rede já possui 20 anos de experiência, sendo uma marca consolidada no mercado.

Possuem mais de 90 variedades de sabores de bolos e ainda oferecem salgados de diversos tipos.

O cliente pode encomendar bolos em tamanhos variados e alguns sabores estão disponíveis a pronta entrega ou podem ser produzidos em menos de uma hora.

É quase um fast food de bolos.

O franqueado pode optar pelo modelo de loja ou ponto de venda (PDV).

Franquia Casa de Bolos

Fundada pela Vó Sônia, a Casa de Bolos abriu sua primeira loja em Ribeirão Preto em 2009, entrando no modelo de franchising a partir de 2011.

As lojas oferecem mais de 70 sabores de bolos no cardápio da marca, incluindo versões diet integral, baby, no pote, além de cucas e tortas.

Atualmente, a rede já tem grande presença no país e está em franca expansão.

Segundo a empresa, a franquia cresceu 17% em 2017, tornando-se uma das 50 maiores franquias do Brasil segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF).

O franqueado pode optar por três modelos: Standard, Fit e Quiosque.

Franquia Delícia Bolos Caseiros

A fundadora Jucimara Cintra abriu em 2012 a primeira loja, em São Paulo, para fazer e vender bolos caseiros e em 2016 iniciou no modelo de franchising.

A rede é uma micro franquia que tem por objetivo proporcionar ao franqueado um negócio simples e rentável.

A grande vantagem dessa franquia de bolos está no valor do investimento, sendo até 50% menor que a média do mercado.

Essa é uma excelente opção para o empreendedor abrir um negócio com baixo investimento e uma das mais rápidas taxas de retorno no mercado.

Franquia Amor aos Pedaços

Fundada em 1982 e com mais de 60 unidades pelo Brasil, a franquia de bolos é especializada na produção de:

  • Doces,
  • Sorvetes,
  • Pavês,
  • Tortas,
  • Salgados,
  • Sanduíches,
  • Bebidas,
  • Produtos light 0% de açúcar, entre outros.

A rede também é conhecida por lançar no país o conceito inovador de vender bolos por quilo, em que o cliente escolhe o tamanho desejado.

Possuem um grande plano de expansão para chegar a 250 lojas.

É possível o franqueado escolher entre os modelos de loja ou quiosque.

Franquia Bolos do Cerrado

Com início na cidade de Goiânia, em 2012, a rede entrou no modelo de franquias em 2013 e hoje a possuem mais de 40 lojas ativas em 11 estados brasileiros.

O serviço de autoatendimento nas lojas permite uma agilidade maior, com uma operação simples e ao mesmo tempo uma aprovação garantida dos clientes.

Contam com mais de 60 sabores de bolos, sendo alguns sem adição de açúcar, integrais e veganos.

Tudo isso pensando justamente em explorar além dos sabores tradicionais e assim conseguir ampliar o público-alvo.

Franquia Bolos da Fazenda

Foi em 2011, em Goiânia, que surgiu a primeira loja da rede.

Em 2015 foi quando decidiram entrar no modelo de franquia e hoje contam com lojas nos estados de Rio de Janeiro, Minas Gerais, Rondônia, Acre e Goiás.

O cardápio conta com mais de 40 sabores de bolos, tortas, doces e salgados disponíveis, preparados diariamente, prezando pela entrega do produto fresquinho.

O diferencial da marca é que o cliente pode escolher o recheio e a cobertura entre mais de 1000 combinações, com sabores exclusivos e personalizados na hora.

Franquia Fábrica de Bolo

O que começou com 5 bolos na mercearia de uma amigo, hoje se tornou em uma das maiores franquias de bolos do Brasil com uma média de 300 Mil bolos vendidos/mês.

Em 2008 a Dona Alzira Ramos, iniciou com as vendas valorizando a herança da família das receitas de bolos maravilhosos, simples e saborosos.

A rede fabrica e comercializa bolos caseiros, bolos de festa, bolo de pote, cupcake, salgados, sorvetes e bebidas em geral.

Hoje contam com mais de 230 lojas espalhadas pelo Brasil e oferecem uma variedade de mais de 50 sabores, sendo os mais vendidos:

  • Banana,
  • Chocolate,
  • Abacaxi,
  • Cenoura,
  • Milho verde e
  • Laranja.

O grande diferencial desta franquia é que não cobram Royalties, dando assim um alívio para o franqueado poder iniciar o negócio com menos custos.

Franquia Bolos da Cecília

A paixão da Cecília Victorio pelos bolos, a fez correr atrás de cursos Brasil a fora para se especializar.

E em 2013 inaugurou a primeira loja em São Paulo e em 2014 iniciando no modelo de franquia.

Hoje contam com 15 unidades ativas pelo país.

A franquia consiste em uma modalidade de negócios 2 em 1, com venda a varejo de bolos tipicamente caseiros, além de cafés, bebidas em geral, sorvetes e salgados.

A ideia das lojas é preparar e comercializar bolos artesanais tipicamente caseiros, oferecendo cada dia um sabor diferente como especial do dia.

Foi a primeira rede a lançar o bolo de churros.

Franquia O Melhor Bolo de Chocolate do Mundo

A franquia está há mais de 20 anos em Portugal e há 3 anos no Brasil.

A ideia da marca é trabalhar com poucos produtos e muito sabor, facilitando a operação das lojas.

Atualmente possuem 31 unidades ativas.

A rede oferece o bolo de chocolate Meio Amargo com 70% cacau importado ou tradicional doce com 53% de cacau importado nos tamanhos pequeno, grande e fatia.

Também oferecem algumas opções Zero Açúcar e uma variedade de bebidas para acompanhar o delicioso bolo.

Franquia Cheiro de Bolo

A proposta da franquia é oferecer bolos tradicionais, como o formigueiro que faz sucesso nas lojas.

Possui um modelo de negócio de fácil gestão operacional, alta aceitação e demanda.

O ponto de equilíbrio se dá a partir do 5º mês, sendo um produto muito consumido pelo brasileiro com alto potencial de lucro.

Possuem lojas em Curitiba, no Paraná, Santa Catarina e São Paulo.

Franquia Bolo Lá Dcasa

O foco é oferecer um produto simples e saboroso, com opções de mini bolos, bolos recheados e bolos tradicionais, contando ainda com opções saudáveis.

A Evelize, fundadora, conta que se baseou nas receitas da avó, que sempre teve prazer em preparar bolos deliciosos para a família.

Ela adaptou algumas receitas e manteve outras.

A franquia oferece o formato de Loja e possuem 9 unidades, sendo no Paraná, Rio de Janeiro e São Paulo.

Franquia Bolos da Vovó

O negócio começou com a ideia dos irmãos Anderson e Liliane.

Eles decidiram montar a primeira loja prezando produzir bolos que fizessem seus clientes lembrarem da infância.

O foco é usar apenas ingredientes naturais, sem adição de produtos industrializados como corantes, conservantes
e aromatizantes.

Isso possibilita assim a venda de um produto o mais caseiro e natural possível.

Possuem atualmente 9 lojas no Rio de Janeiro, São Paulo e Distrito Federal.

Franquia Tradicional Bolos e Tortas

A Tradicional Bolos Caseiros é a típica confeitaria completa.

Conta com muitas opções no cardápio, é especializada em produção diária de bolos caseiros, sobremesas, pudins e bolos confeitados para festa e tortas salgadas.

Da mesma forma que inovam em alguns sabores, como a Torta Creme de Kit Kat, sabem manter sabores tradicionais, respeitando algumas receitas clássicas que tem uma demanda constante.

Teve a primeira loja inaugurada em São Paulo em 2011, sendo que no ano seguinte já entrou no modelo de franquia.

Hoje a rede possui mais de 45 lojas pelo Brasil.

Entre as vantagens de abrir uma loja da franquia estão as receitas exclusivas e produtos naturais.

Franquia Bella Gula

A Bella Gula já tem uma marca consolidada no mercado com mais de 26 anos de experiência.

A empresa é considerada a maior rede de tortaria e café do sul do Brasil assim como a franquia mais premiada do Rio Grande do Sul.

Além disso, está há 13 anos consecutivos entre as 10 melhores do país pela Revista Pequenas Empresas Grandes Negócios.

O franqueado pode optar pelo modelo de Tortaria e Café ou pelo modelo de Restaurante e Tortaria e hoje possuem uma rede com 29 unidades pelo país.

Franquia Vó, quero bolo!

Após administrar 6 lojas próprias tendo sucesso com um público exigente em São Paulo, em 2014 ampliou para o modelo de franquia, inaugurando a primeira franquia na cidade de Campinas.

As lojas possuem mais de 40 sabores de bolos doces e salgados, tortas, cucas, especialidades, linha diet, light, integral, sem glúten, sem lactose.

Além de nove tipos de coberturas feitas de forma artesanal.

E há, ainda, os bolos comemorativos, feitos em datas como Dia das Mães, Páscoa e festa junina.

Franquia Bolo da Madre

A marca surgiu com a ideia das sócias Daniela Pelilas e Fernanda Castanheda de resgatar essa sensação deliciosa que era comer o bolo da vovó em meio às nossas tardes.

A rede hoje trabalha com 30 sabores diferentes que foram tirados das suas mães, avós e tias.

Além dos bolos tradicionais, ainda são vendidas fatias de bolo, bolo embrulhado e bolo no potinho.

Hoje possuem mais de 40 lojas ativas pelo Brasil.

Franquia Flamy Doces e Delícias

A franquia é especializada em bolos, doces, salgados e sobremesas especiais.

Surgiu na cidade de Hortolândia (SP). O destaque é que durante o ano eles usam a sazonalidade para oferecer o produto certo.

No inverno oferecem pratos quentes especiais, no verão um festival de sorvete, na páscoa produtos com chocolate, entre outros.

Contam com 12 unidades em diversas cidades no interior paulista.

Franquia de Bolos Caseiros
Franquia de Bolos Caseiros

Como Abrir Uma Franquia de Bolos

A lista que te entreguei nesse artigo contém algumas das melhores redes do mercado, cada uma com suas vantagens e desvantagens.

Agora, analise com calma cada uma delas, pois não é simplesmente o preço do investimento inicial que define qual é a melhor opção.

Por isso, separei algumas dicas específicas na hora de escolher uma franquia de bolos.

Aproveite e continue lendo para conhecer estas dicas essenciais.

Escolha a Franquia Adequada ao Seu Perfil

São tantas opções que muitas vezes o empreendedor fica na dúvida sobre qual escolher.

O interessante é levar em conta qual franquia se encaixa mais com a sua filosofia de vida e sua visão de negócio.

Se você acredita mais no estilo de vida saudável e se vê nos próximos anos trabalhando com produtos saudáveis, nada mais certo do que escolher uma franquia que ofereça opções sem açúcar, light, diet, fit, entre outros.

Agora, se prefere aquele bolo tradicional que lembra a receita da vó, e pensa em algo que pode cair no gosto dos seus clientes, pode escolher uma franquia que valorize os sabores tradicionais.

Compare Redes e Custo Benefício

Entre todas as opções, existem aquelas que oferecem o menor valor de investimento inicial.

Mas muitas vezes isso não é definitivo, já que é preciso também analisar outros detalhes como o tempo médio que leva para ter o retorno sobre o valor investido.

Compare também como funciona o apoio da empresa.

Entenda sobre as taxas, quais são na sua visão, mais justas e assim você poderá escolher a rede com o melhor custo benefício baseado na sua visão.

Estude Seu Mercado

Que o brasileiro ama comer bolo acompanhado de um cafezinho, já está bem claro.

Agora, é importante você analisar a sua cidade e entender como é a rotina da maioria das pessoas, como é o clima, já que o frio tende a aumentar as vendas nesse mercado.

E principalmente qual é o preço que costumam pagar pelo produto.

Assim, você poderá escolher uma franquia que se adapte melhor a sua região, da mesma forma que um modelo que seja mais personalizado para você.

Analise a Reputação da Empresa

A reputação da empresa é algo que deve ser levado em conta com muita atenção.

Estamos falando de um produto perecível, ou seja, é necessário muito cuidado com higiene e manipulação dos alimentos.

Sendo assim, você precisa encontrar uma rede na qual confiar, baseado em sua história.

Leia sobre a empresa, para entender a proposta e o custo-benefício de investir na franquia.

Muitas vezes, uma rápida pesquisa no Google sobre notícias e dados sobre a empresa, pode ser de grande valor.

Converse Com Franqueados

Você precisa conversar com a Rede para poder tirar qualquer dúvida relacionada ao início da franquia, contrato e outros detalhes.

Mas ao mesmo tempo, vale muito a pena entrar em contato com quem já é franqueado.

Pergunte como está indo o negócio, quais são as principais dificuldades e as vantagens.

Isso vai permitir que você já possa selecionar melhor e uma vez que escolher a rede, já poderá começar levando em conta as dicas que os franqueados passaram.

Considerações Finais

Se você quer abrir um negócio no mercado de alimentação, vemos que uma franquia de bolos é uma excelente opção pela questão cultural no país.

Você poderá trabalhar com um produto que já é muito bem aceito, tendo assim outros desafios, como administração e execução do modelo de negócios da rede que escolher.

A dica agora é para você se planejar na hora de escolher a franquia.

Dedique todo o tempo necessário a uma análise e pesquisa aprofundadas.

Com certeza o resultado será uma escolha mais assertiva e redução nos riscos.

Não tenha medo e invista no seu sonho, que sem dúvida será a melhor escolha da sua vida.

Então é isso, espero que esse conteúdo te ajude.

Deixe um comentário com suas dúvidas, críticas ou sugestões, pois isso nos ajuda a continuar produzindo conteúdos que vão te ajudar.

Até mais!

Sobre o Autor

Diego Coutinho
Diego Coutinho

Sou empreendedor digital e vou te ajudar a ganhar dinheiro honestamente a partir de casa de várias formas.

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