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Como Montar Uma Loja de Produtos Naturais Com Pouco Dinheiro

Conheça o mercado de produtos naturais, o investimento inicial e a estrutura para ter um negócio de sucesso nesse ramo. Confira!

O mercado de loja de produtos naturais e com apelo saudável vem crescendo nos últimos anos.

A busca por um estilo de vida saudável tem aumentado e estamos mais preocupados com a preservação do meio ambiente.

Assim, buscamos cada vez mais por produtos que aumentem a longevidade e melhorem a nossa qualidade de vida.

Isso reflete diretamente na economia, principalmente no mercado de saúde e bem estar.

Portanto, montar uma loja de produtos naturais se mostra interessante, pois a procura por alimentos orgânicos e menos gordurosos tem aumentado nos últimos anos.

Dentro desse mercado, você pode montar uma loja com vários tipos de produtos ou se especializar em algum item, como alimentos, cosméticos, suplementos etc.

Na categoria alimentos, sua loja pode disponibilizar produtos sem açúcar refinado, sem glúten, pão integral, barra de cereal, açúcar e sal magros, grãos entre outros.

A principal vantagem em relação aos supermercados é que lojas de produtos naturais vendem apenas produtos saudáveis e a variedade nelas é bem maior.

Para você ter uma ideia de como esse mercado é lucrativo, enquanto o setor de alimentação cresce 5% ao ano, o de produtos naturais cresce 12%.

Você deseja saber mais sobre essa ideia de negócio?

Então descubra nesse guia completo como abrir uma loja de produtos naturais passo a passo investindo pouco dinheiro.

Como Montar Uma Loja de Produtos Naturais

Mercado de Produtos Saudáveis

Em 2016 o mercado de alimentos e bebidas saudáveis atingiu R$ 93,6 bilhões em vendas, elevando o Brasil ao 5º lugar no ranking mundial.

Segundo a Euromonitor, nos últimos cinco anos, as vendas aumentaram a uma taxa média de 12% ao ano, enquanto a média mundial ficou em torno de 8%.

Os produtos orgânicos tiveram o maior crescimento nos últimos cinco anos, 18% em média.

Esse setor parece não saber o que é crise, pois a previsão é que o mercado brasileiro de produtos saudáveis cresça 4% ao ano até 2021.

A agência de pesquisas Mintel divulgou em seu relatório de Tendências Mundiais de Alimentação e Bebidas, que 4 em cada 5 brasileiros estão dispostos a gastar mais se o alimento for saudável.

O relatório revela ainda que:

  • 79% dos entrevistados já substituem produtos convencionais por outros mais saudáveis
  • 44% dão preferência a produtos sem corantes artificiais
  • 24% comeriam mais grãos integrais, como linhaça e quinoa, se soubessem como utilizá-los

Até pouco tempo, os supermercados quase não ofereciam produtos naturais em suas prateleiras e agora disponibilizam seções inteiras e cada vez maiores a esses itens.

Isso nos mostra que esse mercado cresce rápido e é cada vez mais acessível ao consumidor.

A médio prazo, os preços devem baixar, a concorrência no setor deve aumentar e com isso as empresas deverão se esforçar mais para se manterem vivas no mercado.

Como Abrir Uma Loja de Produtos Naturais

Perfil do Cliente

Você precisa conhecer bem o seu cliente, saber quem ele é, o que pensa e o que os motiva a consumir tais produtos.

Esses clientes tem um estio de vida focado na saúde e bem estar do corpo e da mente.

Eles consomem, em primeiro lugar, um estilo de vida, e não produtos.

O público-alvo é formado por pessoas de todas as idades, tanto homens quanto mulheres.

De acordo com uma pesquisa feita por Angela Nelly Gomes, da ESPM, há dois tipos básicos de clientes dentro desse mercado: o natural radical e o novo natural.

Natural Radical

Esse consumidor valoriza tanto o produto, quanto a filosofia que cerca o consumo desses itens.

Ele conhece os detalhes do produto, seus benefícios e entende profundamente o assunto.

O natural radical, no momento da compra, leva em conta características básicas do produto como:

  • Alta qualidade nutritiva
  • Produção
  • Procedência
  • Componentes de fabricação
  • Manutenção ou conservação
  • Mínima intervenção em qualquer das etapas, da produção ao consumo final

Em razão do fato dele possuir maior conhecimento sobre o tema, costuma consumir produtos específicos e pouco conhecidos do público em geral.

O natural radical é um cliente especializado e fiel ao seu estilo de consumo e alimentação.

Frequenta canais específicos, fora do radar do grande público.

Conhece pequenas lojas, empórios e feiras especializadas e é visto como “alternativo”.

Ele é capaz de atravessar grandes distâncias para comprar um determinado produto ou pode ir motivado por preço e qualidade.

Para o radical o local importa menos, pois o produto em si, suas características, qualidades e benefícios são mais importantes.

Para este cliente, quanto mais especializado for o local, maior a chance do produto corresponder às suas expectativas.

Novo Natural

Esse consumidor ainda conhece pouco sobre o assunto, mas aprecia os conceitos relacionados ao tema.

Costuma associar produtos naturais a produtos frescos, nutritivos, com boa qualidade de conservação e menos agressivos à saúde.

Esse cliente deseja encontrar os produtos nos mesmos locais onde já faz suas compras regulares.

Ele compra nos locais convencionais, como supermercados e lojas genéricas, e não nos empórios especializados ou em feiras alternativas.

Quando ele procura uma loja de produtos naturais, busca por diferenciação, principalmente um ambiente e atendimento personalizado.

Tende a consumir produtos que já são conhecidos por todos e prometem mais benefícios à saúde como granola, pães integrais e produtos light.

Eventualmente compra esses itens em lojas de produtos naturais.

O novo natural é um seguidor de tendências e padrões e muitas vezes nunca visitou uma loja especializada.

Por fazer parte do grande mercado consumidor, tende a consumir os produtos mais genéricos e apenas os coloca no carrinho de compras.

Ele não fez uma grande mudança em seu estilo de vida, apenas adiciona os produtos naturais à sua alimentação cotidiana.

Geralmente, aprende sobre os benefícios dos produtos que consome, mas está aberto para receber informações mais detalhadas sobre esses itens.

Para ele o mais importante são os valores e a simbologia de consumir esses itens e não o produto e suas características em si.

Fonte: Angela Nelly Gomes. ESPM

Pontos de Valor Para o Cliente

O consumidor de produtos naturais é bastante exigente por ser mais informado.

Ele observa os rótulos, vê composição e validade e associa qualidade a aparência, conservação, manutenção e exposição.

O atendimento é um dos pontos principais analisados por este cliente.

Ele deseja um bom atendimento, liberdade e autonomia na hora de escolher os produtos.

Seus funcionários precisam conhecer profundamente os produtos, pois boa parte dos clientes ainda não conhecem os benefícios desses itens.

Concorrência

Os principais concorrentes da sua loja serão os supermercados, feiras, empórios e outras lojas como a sua.

Os supermercados já contam com um grande fluxo de consumidores que compram produtos naturais eventualmente, mas a sua loja tem a vantagem de ser especializada no segmento.

Ainda é pequeno o número de lojas de produtos naturais no país, mas está aumentando a quantidade de pessoas que adotam um estilo de vida saudável.

Portanto, é inevitável que surjam muitas lojas no setor e você vai precisar se diferenciar para não perder espaço.

Produtos

Quem consome esses produtos costuma definir como natural os orgânicos, diet, light e similares.

Podemos definir o produto natural como aquele encontrado na natureza ou produzido conforme as leis da natureza.

É obtido com a menor interferência humana possível ou é proveniente de substâncias vegetais e normalmente é associado à produção artesanal ou não-industrial.

Já o produto orgânico é aquele cultivado sem adubos químicos, sementes geneticamente modificadas, pesticidas, agrotóxicos ou fertilizantes sintéticos.

Seu sistema de cultivo observa as leis da natureza e todo o manejo agrícola está baseado no respeito ao meio ambiente e na preservação dos recursos naturais.

Dentro do mercado de produtos naturais estão alimentos e bebidas:

  • Orgânicos
  • Funcionais
  • Naturalmente saudáveis
  • Livres ou com redução de substâncias nocivas (gorduras, sal, açúcar)
  • Produtos específicos para intolerâncias (glúten e lactose, por exemplo)
  • Fitoterápicos
  • Produtos integrais (pães, cereais, bolos)
  • Vegetarianos
  • Veganos (isentos de ingredientes de origem animal)
  • Cosméticos orgânicos e naturais

Fornecedores de Produtos Naturais

Fornecedores de Produtos Naturais

Existem no mercado vários distribuidores de produtos naturais no atacado, mas você precisa ter alguns cuidados na hora de escolher.

Produtos naturais nacionais ou importados precisam cumprir as exigências da legislação sanitária para serem vendidos de forma legal.

A seguir eu deixo uma lista de fornecedores de produtos naturais no atacado.

Lembrando que não nos responsabilizamos pelo seu uso dessa lista e não temos ligação com nenhuma das empresas citadas.

  • SCC Comercial – www.scccomercial.com.br
  • Loja Relva Verde – www.lojarelvaverde.com.br
  • Ortega Distribuidora – www.ortegadistribuidora.com.br
  • Loja Folha Verde – www.lojafolhaverde.com.br
  • Zangão Distribuidora de produtos naturais – zangao.com.br
  • Vida em Grãos – vidaemgraos.com.br
  • Comercial Elmar – www.comercialelmar.com.br
  • Renascer Naturais e Diet – www.renascernaturaisediet.com.br
  • JRG Alimentos – www.jrgalimentos.com.br
  • Alimentude Distribuidora – www.alimentude.com.br

Estrutura

A estrutura de uma loja de produtos naturais precisa conter elementos que remetam a qualidade de vida, natureza e preservação ambiental.

A sua loja deve ser montada em um local amplo, arejado e iluminado.

A área mínima para montar uma loja de produtos naturais deve ser de aproximadamente 60 m².

Esse espaço deve ser dividido entre o escritório, estoques de produtos, loja, pequena copa e banheiro para os funcionários.

O layout da loja (balcão de vendas, estantes, prateleiras e caixa) deve levar em conta o fluxo de vendedores e clientes.

A fachada precisa ser atrativa e passar uma imagem clara de que se trata de uma loja de produtos naturais.

Caso você disponha de uma vitrine, exponha os produtos mais vendidos, pois isso vai chamar bastante a atenção de quem passar em frente a loja.

O seu cliente precisa estar em uma atmosfera convidativa, aconchegante, que desperte sensações ligadas à vida natural, ao campo, ao bucólico.

O local deve passar a imagem de simplicidade, natureza, mas sem deixar de ser moderno e bonito.

Móveis Para Montar Loja de Produtos Naturais

Máquinas e Equipamentos

Essa parte vai depender do tamanho e da quantidade de produtos que você vai disponibilizar em sua loja.

A lista dos equipamentos básicos para você abrir uma loja de produtos naturais é a seguinte:

  • Móveis de escritório
  • Prateleiras/Estantes/Gôndolas
  • Freezer/Geladeira
  • Balcão para atendimento
  • Computador

Outro ponto fundamental na sua empresa é a parte de software.

Invista em um programa que te ajude a gerenciar o controle de estoque, frente de caixa, contas a receber, crediário, contas a pagar etc.

Não dá para ter um negócio profissional nos dias de hoje anotando tudo em um caderno, você concorda?

Equipe de Trabalho

A equipe de trabalho da sua loja vai variar de acordo com a estrutura.

Geralmente, dois vendedores, um gerente e você já é suficiente para uma loja de pequeno porte.

O vendedor e o gerente precisam conhecer muito bem os produtos vendidos na loja.

O vendedor vai ser responsável pelo atendimento, vendas e pelo controle de estoque e o gerente fica responsável pela compra dos produtos, pagamentos, e administração da loja junto com você.

Vendedor de Loja de Produtos Naturais

Onde Montar Uma Loja de Produtos Naturais

A escolha do ponto comercial em que você vai abrir a sua loja de produtos naturais é muito importante e pode definir o sucesso ou fracasso do seu negócio.

Prefira locais de fácil acesso ou próximo de onde seu cliente mora.

Ao abrir a sua loja em uma avenida ou rua bem movimentada, você vai chamar a atenção de muitas pessoas e mesmo que ela não compre na hora, vai saber que ali existe um estabelecimento do ramo.

Outra sugestão é montar a loja perto de academias, spas e clínicas de nutrição, bem como outros estabelecimentos que tenham relação com saúde e bem-estar.

Investimento Inicial

Segundo dados do SEBRAE, o investimento inicial para montar uma loja de produtos naturais é de aproximadamente R$ 50 Mil.

Veja abaixo uma lista de itens sugeridos pelo SEBRAE para você utilizar o valor do capital inicial:

  • Estoque inicial
  • Móveis e utensílios
  • Computador
  • Impressora
  • Reforma e instalações da loja
  • Estantes e gôndolas e prateleiras
  • Máquina registradora
  • Balcão de atendimento
  • Ar-condicionado
  • Investimento inicial em marketing

Documentação Necessária

Alguns procedimentos para montar uma loja de produtos naturais podem variar de cidade para cidade, mas esses a seguir são os procedimentos básicos:

  • Escolha do tipo de sociedade da empresa, do nome e criação do contrato social;
  • Registro na Junta Comercial de sua cidade;
  • Inscrição do CNPJ na Receita Federal;
  • Registro na Secretaria da Fazenda;
  • Inscrição na Prefeitura para conseguir o alvará de localização;
  • Registro no Sindicato Patronal.

Normas específicas para uma Loja de Produtos Naturais

  • ABNT NBR 15635: 2015 – Serviços de alimentação — Requisitos de boas práticas higiênico-sanitárias e controles operacionais essenciais.
  • ABNT NBR 15842: 2010 – Qualidade de serviço para pequeno comércio – Requisitos gerais.

Para informações mais detalhadas sobre a abertura da empresa, procure um contador de sua confiança.

Dicas de Como Montar uma Loja de Produtos Naturais

Dicas Finais

Nesse artigo te entreguei várias dicas de como abrir uma loja de produtos naturais.

Você conheceu a estrutura, o investimento necessário, o perfil de clientes e outros pontos importantes.

Então, esse artigo foi útil para você?

Eu consegui te ajudar de alguma forma?

Se a sua resposta for “sim”, então curta e compartilhe esse artigo nas suas redes sociais.

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Te desejo sorte e sabedoria para montar o seu negócio!

Até mais!

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Ver comentários (24)

  • Muito bom! linguagem simples e objetiva, era o que procurava. Estou apenas no inicio de uma vasta pesquisa, pois estou querendo investir neste mercado, pois adepta a uma alimentação saudável, devido a problemas de saúde. Porém quero conhecer a fundo os alimentos, suas propriedades e efeitos, pois conheço pouco. Parabéns irei compartilhar.Obrigada.

  • Olá, boa tarde. Tudo bem, Diego?

    Seria possível me disponibilizar esse artigo em PDF ou algum documento que eu possa consultar sempre que for necessário?

    Muito obrigada!

  • Oi, boa noite, Diego!
    Gostei imensamente do seu artigo e ele é altamente de imenso valor.
    É possível que me seja enviado por PDF ou de outra forma, para que possa tê-lo comigo sempre que precisar me orientar?

  • Boa tarde!
    Este artigo me ajudou bastante para a minha escolha.
    teria como me enviar em PDF , para que eu possa ter sempre em mãos.
    Grata,

    Inês

    • Olá Ines, como vai?

      Coloquei um link no final do artigo para baixá-lo em pdf.

  • você poderia me enviar esse material via email?
    gostaria de saber se tem algum curso voltado para conhecimento dos produtos em especial as farinha?

  • Oi Boa tarde, ótimo material, vou compartilhar sim tem como vc me enviar em pdf.

  • Oi Boa tarde, ótimo material, tenho bastante interesse nesse segmento de produtos naturais,isso tirou muitas duvidas q tinha ,valeu Diego vou compartilhar sim tem como vc me enviar em pdf.

    • Opa Graciela, tudo bem?

      Deixei um link no final do artigo para baiá-lo em pdf.

      Sucesso!

    • Opa Emerson, tudo bem? No final do artigo tem o link pra baixar em pdf.

      Abraço e sucesso!

  • Oi diego, vc presta algum tipo de consultoria? Estou planejando abrir uma loja e preciso de ajuda. Obrigada

  • Diego, muito bom o material!

    Poderia me encaminhar por e-mail? Obrigado.

  • Boa tarde Diego, baixei o pdf, mas tem sugestões apenas dos fornecedores dos grãos, especiarias, etc. Eu gostaria, se fosse possível, dos fornecedores das embalagens para estocar o produto, você teria algumas empresas para me passar, por favor? Muito obrigada, adorei as informações.
    Sandra

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