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Como Montar uma Farmácia de Pequeno Porte com Pouco Dinheiro

Descubra o passo a passo para você montar uma Farmácia ou Drogaria de pequeno porte com pouco dinheiro. Confira!

Você deseja montar uma farmácia, mas tem muitas dúvidas e não sabe por onde começar?

Eu imagino como você deve se sentir, pois já passei por isso há alguns anos.

Em 2010, quando montei meu primeiro negócio, senti medo de empreender e não dar certo.

Porém, eu percebo que o medo não é o único obstáculo.

Uma das maiores barreiras para empreender é o fato de não ter dinheiro para investir.

Talvez você também esteja passando por isso e entende que empreender é um desafio, inclusive no ramo de farmácias e drogarias.

Entretanto, mesmo em meio as adversidades, a indústria farmacêutica é promissora e tende a crescer nos próximos anos.

Como abrir uma farmácia ou drogaria:

  • Conheça o mercado
  • Defina o perfil de cliente que pretende atender
  • Descubra como se diferenciar dos seus concorrentes
  • Encontre fornecedores confiáveis
  • Defina seu mix de produtos
  • Escolha o ponto comercial
  • Planeje a estrutura do ponto físico
  • Recrute e selecione a equipe de trabalho
  • Defina o investimento inicial e de onde virá os recursos
  • Procure um contador para abrir a empresa

Portanto, continue aqui comigo e descubra o quanto montar uma farmácia é lucrativo.

Como Montar uma Drogaria

Mercado Farmacêutico no Brasil

Segundo dados do Sebrae, o mercado de farmácias e drogarias no Brasil movimenta em torno de 62 bilhões de Dólares por ano.

Já somos o país com o maior número de farmácias do mundo, mais de 75 mil, e o 4º mercado mundial de medicamentos.

A indústria farmacêutica brasileira tem evoluído muito nos últimos anos.

Contudo, as principais causas desse crescimento foram:

  • Aumento da demanda do mercado de remédios
  • Aumento da demanda por medicamentos genéricos
  • Aumento do consumo das Classes C e D
  • Envelhecimento da população

A perspectiva para o mercado de farmácias e drogarias em 2018 é de continuidade do crescimento.

Segundo as consultorias QuintilesIMS e Close-Up, estima-se um crescimento entre 6,9% a 9,3% para 2018 do faturamento e aproximadamente 3% em unidades.

A Close-Up Internacional afirma que a representatividade das grandes redes tende a aumentar, mas de forma mais lenta que em anos anteriores.

Por outro lado, as farmácias independentes terão um crescimento estável, enquanto as farmácias de associativismo podem apresentar um crescimento acima da média do mercado.

Entretanto, a associação das drogarias em cooperativas já é uma realidade no país.

Uma das vantagens é poder adquirir grandes volumes de produtos com maiores descontos, já que o processo de compra fica centralizado.

Outro ponto positivo é que as drogarias da rede podem compartilhar boas práticas, informatizar processos e reduzir investimentos em marketing.

Um fato importante, mas pouco observado, é que o consumidor brasileiro valoriza muito a presença do farmacêutico nas farmácias.

De acordo com a ABRAFARMA, Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias, os profissionais farmacêuticos terão um papel de destaque nos próximos anos.

Antes eles se dedicavam somente a interpretar as prescrições médicas.

Agora vão aplicar vacinas, utilizarão seus conhecimentos nos consultórios farmacêuticos e acompanharão os tratamentos prescritos pelos médicos.

Perfil Cliente de Farmácia

Perfil do Cliente

Segundo o  ICTQ/Datafolha, só 16% da população vê a farmácia como estabelecimento de saúde.

A maioria dos entrevistados tem a imagem das farmácias e drogarias como mini mercados, loja de cosméticos ou loja de conveniência.

Segundo a pesquisa realizada pelo ICTQ/Datafolha, 94% das pessoas que moram nas capitais pesquisadas eventualmente compram em farmácias e drogarias.

A pesquisa revelou ainda que ao escolher uma farmácia, os consumidores levam em consideração os seguintes aspectos:

  1. Preço
  2. Localização
  3. Atendimento

Os medicamentos são os produtos que mais chamam a atenção dos clientes, seguido pelos produtos de higiene e cosméticos.

Confira uma visão geral do perfil de clientes de farmácias e drogarias, segundo dados da pesquisa realizada pelo ICTQ/Datafolha:

  • 55% são homens e 45% mulheres
  • 65% dos clientes tem entre 26 e 59 anos
  • 70% exercem atividade remunerada
  • Apenas 23% possuem ensino superior
  • 39% estão na Classe B e 48% estão na Classe C

Essas informações são fundamentais para que você consiga conquistar o seu posicionamento no mercado e se destaque da concorrência.

Concorrência

Um fato comum é que, geralmente, farmácias pequenas tem dificuldade na manutenção de estoques grandes e pouca diversidade de produtos.

Em relação ao poder de compra, algumas redes possuem seus próprios centros de distribuição, enquanto as farmácias independentes, geralmente se associam para conseguir bater de frente.

As grandes redes tem dinheiro para propaganda em TV, rádio, jornal e plataformas digitais e isso é uma vantagem tremenda.

Enquanto isso, as pequenas farmácias apostam em mídias digitais para comunicar suas promoções e se relacionarem com os clientes.

Veja algumas ameaças relevantes ao seu empreendimento:

  • Distribuição direta de medicamentos por planos de saúde
  • Aumento da concorrência
  • Vendas pela internet
  • Regulação bastante rígida dos órgãos públicos
  • Aumento da venda de produtos falsificados

Não deixe de visitar as drogarias da sua região e pesquisar preços, atendimento e serviços oferecidos.

Como montar uma Farmácia

Fornecedores

Encontrar fornecedores confiáveis e íntegros é fundamental em qualquer negócio.

Por isso, preparei uma lista de distribuidoras de medicamentos para você entrar em contato:

Farmoquímica
SAC: 08000 25 0110
Site: www.fqm.com.br

Vera Cruz
SAC: 0800 704 5544
Site: www.comercialvc.com.br

Panpharma
SAC: 0800 970 1100
Site: www.panpharma.com.br

Servimed
SAC: 0800 709 9065
Site: www.servimedonline.com

Pharma
SAC: (11) 4689 8686
Site: www.epharma.com.br

Prosper
SAC: 0800 723 0303
Site: prosperdistribuidora.com.br

Potiguar Farmacêutica
SAC: 0800 084 9953
Site: www.onlinepotiguar.com.br/B2B/

Andorinha
SAC: 0800 16 9663
Site: www.andorinhamed.com.br/site_novo/

Produtos e Serviços de Farmácia e Drogaria

Produtos e Serviços

As drogarias brasileiras disponibilizam aos seus clientes, além dos medicamentos controlados, genéricos e similares, os MIPs (Medicamentos com Isenção de Prescrição).

Cerca de 21% das vendas totais são desses medicamentos, mas as vendas de genéricos também cresceram e já atingem 18%.

Em 2013, o Conselho Federal de Farmácia aprovou uma Resolução para que farmacêuticos possam prescrever medicamentos dispensados de indicação por médicos.

Assim, a população poderá ser auxiliada por um profissional especializado na orientação sobre problemas com menor gravidade.

Outro fato é a venda de produtos de conveniência, que já representam 33% das vendas.

O Supremo Tribunal Federal autorizou que as drogarias comercializem produtos de conveniência.

Dessa forma, o empreendedor poderá montar uma estrutura maior e aumentar o mix de produtos.

Para quem deseja abrir uma drogaria, talvez seja mais viável se associar com outros empresários e negociar volumes maiores de medicamentos por preços mais baixos.

Isso certamente vai aumentar a lucratividade e possibilitará concorrer com as grandes redes.

Estrutura Física de uma Drogaria e Farmácia

Estrutura

Segundo o SEBRAE, estima-se que são necessários 100 m² para montar a loja.

Porém, de acordo com a legislação farmacêutica, a estrutura do estabelecimento deve seguir algumas determinações e possuir ambientes específicos para as atividades abaixo:

  • Recebimento de produtos;
  • Armazenamento;
  • Exposição de medicamentos;
  • Atividades administrativas;
  • Depósito de material de limpeza e sanitário.

A estrutura deve contar com área para a exposição de produtos, balcão de atendimento, escritório, depósito para estoque e sanitários.

Tanto as áreas internas quanto as externas do estabelecimento precisam estar sempre limpas e protegidas contra a entrada de insetos, roedores ou outros animais.

O local para os serviços farmacêuticos deve ser diferente daquele definido para a exposição de produtos e circulação de pessoas em geral.

O local definido para atendimento individualizado deve ser privativo e possuir tamanho, mobília e estrutura compatíveis com as atividades e serviços ofertados.

Além disso, o seu estabelecimento precisa seguir algumas outras determinações:

  • Piso, paredes e teto lisos e impermeáveis e facilmente laváveis
  • Ventilação e iluminação compatíveis com as atividades de cada ambiente
  • Equipamentos de combate a incêndio

As determinações sobre a estrutura de drogarias e farmácias estão na Resolução RDC nº 328/01

O órgão responsável por licenciar sua empresa para o funcionamento quanto aos aspectos sanitários é a Vigilância Sanitária de seu município.

Caso tenha dúvidas quanto às questões de instalação da drogaria ou farmácia, procure esse órgão.

Máquinas e Equipamentos

A decoração, circulação, ventilação e iluminação. são pontos importantes que merecem atenção.

Assim, o layout precisa ser funcional e agradável e algumas máquinas e equipamentos são essenciais para montar uma drogaria:

  • Expositores, gôndolas e prateleiras
  • Impressora multifuncional
  • Balcão de atendimento
  • Computadores
  • Telefone
  • Ar condicionado
  • Móveis e materiais de escritório

Atendente Balconista de Farmácia ou Drogaria

Equipe de Trabalho

A equipe de colaboradores do seu estabelecimento precisa ser qualificada e comprometida para que se possa atingir o sucesso.

O número de funcionários pode variar de acordo com o tamanho da loja.

Para uma farmácia pequena, você pode contratar três vendedores e um gerente (pode ser você).

A legislação obriga a presença de um farmacêutico responsável no estabelecimento, com registro no Conselho Regional de Farmácia.

São deveres do farmacêutico, segundo o Código de Ética do Conselho Federal de Farmácia:

  • Comunicar às autoridades sanitárias e profissionais, com discrição e fundamento, fatos que caracterizem infringência às normas que regulam o exercício das atividades farmacêuticas.
  • Colocar seus serviços profissionais à disposição das autoridades constituídas, se solicitado, em caso de conflito social interno, catástrofe ou epidemia, independentemente de haver remuneração ou vantagem pessoal.
  • Adotar postura científica perante as práticas terapêuticas alternativas de modo que o usuário fique bem informado e possa melhor decidir sobre a sua saúde e bem-estar.
  • Contribuir para a promoção da saúde individual e coletiva, principalmente no campo da prevenção.

Se a sua drogaria disponibilizar o serviço de aplicação de injetáveis, o profissional responsável deverá estar legalmente habilitado para a realização deste procedimento.

Fique atento a Convenção Coletiva do Sindicato dos Trabalhadores nessa área para determinar salários e se orientar acerca das relações trabalhistas.

Onde Montar uma Farmácia

Onde Montar uma Farmácia

Escolher o local certo para montar uma farmácia ou drogaria pode determinar o sucesso ou o fracasso do seu empreendimento.

O ideal, segundo a Organização Mundial de Saúde, é que a área de abrangência de uma drogaria deve ter por volta de 10 mil pessoas.

Portanto, verifique o número de farmácias existentes na região em que você pretende abrir a sua.

Veja alguns pontos importantes na hora de escolher onde montar uma farmácia:

  • Densidade populacional
  • Perfil dos clientes locais
  • Concorrência
  • Segurança

Dê preferência a locais de grande circulação como calçadões, terminais de ônibus, estações de trem e metrô, centros comerciais, e locais próximos a hospitais, clínicas e consultórios médicos.

Além disso, não esqueça que há exigências e restrições à instalação de farmácias e drogarias.

Quanto Custa Para Abrir uma Farmácia de Pequeno Porte

Segundo dados do SEBRAE, o investimento para montar uma farmácia de 100m² é de R$ 160 Mil, aproximadamente.

Assim, esse valor vai servir para investir em:

  • Capital de giro
  • Balcão de atendimento, expositores, gôndolas e prateleiras
  • Estoque inicial
  • Móveis e materiais de escritório
  • Reforma
  • Telefone, computador e impressora
  • Sistema de ar condicionado

Documentos Para Abrir uma Drogaria

Alguns procedimentos para montar uma farmácia podem variar de cidade para cidade, mas esses a seguir são os procedimentos básicos:

  • Escolha do tipo de sociedade da empresa, do nome e criação do contrato social;
  • Registro na Junta Comercial de sua cidade;
  • Inscrição do CNPJ na Receita Federal;
  • Registro na Secretaria da Fazenda;
  • Inscrição na Prefeitura para conseguir o alvará de localização;
  • Registro no Sindicato Patronal.

Procure a prefeitura para obter informações quanto às instalações físicas da empresa e localização.

Confira a legislação farmacêutica pertinente ao negócio:

  • Lei nº 5.991/1973
  • Lei nº 6.360/1974
  • Lei nº 6.368/1976
  • Lei nº 6.437/1977
  • Lei nº 9.782/1999
  • Lei nº 13.021/2014
  • ANVISA RDC nº44
  • ANVISA RDC nº96
  • ANVISA RDC nº 197 Dispõe sobre a atualização das medidas de controle e fiscalização das substâncias constantes das Listas da Portaria SVS/MS nº 344/98 e de suas atualizações, bem como os medicamentos que as contenham e dá outras providências.
  • ANVISA RDC nº 222 Procedimentos de petição e arrecadação junto à Anvisa
  • ANVISA RDC nº 238 Autorização de funcionamento junto à Anvisa
  • ANVISA RDC nº 328 Regulamento Técnico boas práticas de dispensação em farmácias e drogarias
  • ANVISA Instrução Normativa nº9
  • Resolução CFF 357 Regulamento Técnico das Boas Práticas de Farmácia
  • Resolução CFF 417 Código de Ética do Farmacêutico
  • Portaria SVS/MS nº344/98

Plano de Negócio Para Farmácia

O plano de negócio vai permitir a você ter uma visão detalhada e dinâmica do negócio e do mercado.

Ele será a base de um planejamento eficiente e vai eliminar eventuais euforias, planejamentos intuitivos e desperdícios de recursos.

Com essa ferramenta você vai ter uma visão clara e definida dos clientes, concorrentes, fornecedores e determinará com exatidão qual será o investimento para montar uma farmácia.

Criei um artigo aqui no blog em que mostro a estrutura de um plano de negócios passo a passo para você aprender a fazer o seu.

Resumo

Nesse artigo, você conheceu um pouco do mercado farmacêutico brasileiro e viu como montar uma farmácia passo a passo.

Portanto, procure formas criativas para se diferenciar dos seus concorrentes.

Um dos principais fatores de sucesso de uma drogaria é o atendimento.

Assim, seus colaboradores precisam estar capacitados para informar sobre os medicamentos.

Isso porque no Brasil a maioria das pessoas tem o hábito de se automedicar e tira suas dúvidas sobre os remédios diretamente com o atendente.

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Assim, você nos ajuda a propagar nossa mensagem para mais empreendedores.

Te desejo sorte e sabedoria para montar o seu negócio!

Até mais!

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Ver comentários (7)

  • Boa tarde,

    eu achei o investimento alto de 160.000 mil. estava pensando em abrir uma com até 60 mil. será que consigo?

    • Olá Cleyton, como vai?

      Os valores de investimento inicial que divulgo aqui nos artigos são com base em informações de entidades de classe, Sebrae e outras fontes confiáveis. Pode ser que você consiga montar com um valor menor, mas isso vai afetar diretamente a estrutura e estoques.

  • Ok, amei o comentário e me tirou muitas dúvidas. Prabens e muito obrigado

    Josué Goulart da Silva de Serra ES

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