Como Comprar Uma Franquia Em 5 Passos Simples

Descubra como comprar uma franquia em 5 passos bem simples e fáceis. Confira!

Veja nesse artigo um plano passo a passo de como comprar uma franquia.

Há menos liberdade na franquia do que no próprio negócio e o franqueado só pode seguir estritamente as instruções e normas do franqueador.

Caso contrário, é impossível alcançar a unidade da rede e a qualidade estável do produto ou serviço.

Este artigo é grande em volume, mas contém os muitos anos de experiência de dezenas de milhares de compradores de franquia, suas perguntas e dúvidas.

Se você não sabe por onde começar a escolher uma franquia, apresentamos passo a passo a compra de uma franquia – instruções de como agir.

➡ Veja Também: Franquias Baratas Para Abrir

Como Comprar Uma Franquia
Como Comprar Uma Franquia

Como Comprar Uma Franquia

Analisando a nós mesmos e nossos próprios recursos

Testando a nós mesmos.

Comprar uma franquia não é adequado para todos os empresários.

Existe uma categoria de pessoas para as quais a franquia é contraindicada pelo fato de preferirem tomar decisões por conta própria e dolorosamente perceber o controle sobre si mesmas, ignorar conselhos e exigências, o que contradiz a própria essência da franquia.

O franqueado deve ser um JOGADOR DE EQUIPE.

Portanto, se você está em dúvida se a franquia é a certa para você ou não – PASSE NO TESTE , ao final você receberá uma resposta e uma recomendação.

Contamos finanças.

O futuro franqueado deve ter capital próprio suficiente para abrir um negócio de franquia.

É possível atrair empréstimos bancários, subsídios e outros tipos de apoio empresarial em sua região.

Além do valor do investimento empresarial declarado pelo franqueador, você deve ter um “colchão de segurança” financeiro adicional de pelo menos 30% .

Vale lembrar que os investimentos em franquia, via de regra, não incluem despesas com aluguel, pessoal, abertura de pessoa jurídica etc. – fica além dos valores anunciados.

É importante lembrar que uma empresa em franquia, como qualquer startup, tem um período de formação e desenvolvimento.

O seu negócio não vai começar a dar-lhe lucro desde o primeiro dia de trabalho, vai levar tempo e algumas reservas financeiras.

Calcule todos os recursos que você está pronto para investir no negócio, subtraia mentalmente deles o seu futuro airbag (fundos para sustentar o negócio) e selecione uma franquia apenas com base no valor recebido.

Calcule sua força com sabedoria e não compre uma franquia para o último dinheiro!

Descrevemos o escopo do futuro negócio.

É importante entender o que você gostaria de fazer, o que será próximo e agradável para você.

Por exemplo, se você não tem predisposição para trabalhar com crianças, será difícil para você abrir um jardim de infância ou um jardim de infância particular, depois de algum tempo você se cansará desse negócio, que está cheio de ruína.

Tente encontrar algo que permita que você se envolva no negócio e se divirta.

Se você não conseguiu encontrar uma área de negócios semelhante, siga a lógica de uma pequena pesquisa de marketing – tente identificar a demanda por um produto ou serviço que não seja ocupado por um nicho ou área com baixa concorrência. 

Para isso, faça uma pesquisa entre seus parentes, amigos, colegas – o que falta em sua cidade, que serviço ou produto falta.

Cada área de negócios tem seus próprios méritos e deméritos.

Ao escolher uma área de negócios, considere suas características:

Uma empresa no setor de serviços agora pode ser aberta com o mínimo de investimento, este é o segmento de franquia que mais cresce: de serviços de engraxate a serviços funerários – a escolha é enorme. 

Porém, neste negócio, 80% do sucesso dependerá do seu pessoal contratado.

Portanto, é extremamente importante, ao comprar uma franquia, estar atento aos programas de treinamento e oportunidades de estágio para seus funcionários.

E você, claro, deve ser uma pessoa sociável e estar pronta para vendas ativas.

No varejo, uma marca reconhecível ou produto único torna o negócio mais previsível, mas o sucesso depende diretamente de uma boa localização, preços competitivos, qualidade do produto e concorrência na cidade. 

Frequentemente, há um problema agudo com sobras de produtos não vendidos.

Ao escolher um setor de varejo, certifique-se de perguntar ao vendedor da franquia sobre a sazonalidade do negócio e abrir antes da alta temporada, isso vai economizar uma quantia significativa de dinheiro e permitir que você pague mais rápido. 

É importante ter um bom local de varejo, uma boa taxa de aluguel e um produto que possa competir com os varejistas online.

Os estabelecimentos de restauração são procurados – sentimos fome todos os dias.

Porém, neste negócio, muito depende da marca, conceito, fornecedores, tecnologias de cozinha e suporte do franqueador. 

O sucesso de uma empresa franqueada na restauração pública, via de regra, depende 70% da confiabilidade e profissionalismo do franqueador e 20% da sua diligência e capacidade de seguir rigorosamente as instruções.

Portanto, as franquias de catering são caracterizadas por uma grande taxa fixa, mas o apoio do franqueador deve ser significativo.

Se você não tem experiência em alimentação pública, será necessário um gerente especializado.

A manufatura é a área menos desenvolvida do franchising.

Os vendedores de franquia têm medo de transferir tecnologia para não criar um concorrente para si, e o segmento em si ainda está pouco protegido contra plágio. 

Mesmo se você encontrar uma franquia de produção, terá que comprar constantemente matérias-primas e componentes do franqueador.

Explorando Franquias

Dominamos a terminologia.

Para falar a mesma língua com os franqueadores, entender as ofertas comerciais dos franqueadores, comparar franquias entre si, recomendamos que você se familiarize com o DICIONÁRIO DE FRANQUIAS.

Quanto mais você souber sobre o mercado de franquias, suas tendências, participantes, gargalos, “franquias falsas” e sinais de franquias de baixa qualidade, mais poderá fazer a escolha certa.

Portanto, não hesite em fazer perguntas a especialistas, ler mais sobre franquias e até mesmo perguntar a franqueadores sobre uns aos outros – ninguém cancelou a inteligência competitiva ainda! 😉

Selecionamos franquias

Se você passou com sucesso no teste de franqueado, pesou seus próprios recursos, avaliou seu negócio e qualidades psicológicas, agora você pode começar a selecionar um negócio.

Nesta fase, você deve coletar informações sobre os projetos que são adequados para você.

Você pode usar qualquer ferramenta de seleção de negócios conveniente: mecanismos de pesquisa, catálogos de franquias, exposições, redes sociais, etc. 

Para a conveniência dos visitantes do diretório da ABF, agrupamos as franquias brasileiras com base na lógica conveniente:

  • franquias por áreas de negócios
  • franquias por investimentos
  • franquias por cidades
  • franquias por classificações
  • franquia com promoções e descontos

Nesta fase, você não precisa escolher imediatamente uma ou duas franquias, tentar se comunicar com um grande número de franqueadores, isso lhe dará uma compreensão do mercado e formará a ideia correta da composição dos pacotes de franquias.

Por exemplo, em nosso catálogo, você pode deixar inscrições para todas as franquias que desejar, obter um plano de negócios e feedback dos franqueados.

Compare franquias

É importante comparar de acordo com os mesmos parâmetros, cujo número você mesmo determina com base em sua experiência de negócios.

Não há necessidade de comparar “marca famosa” com “retorno rápido”, tente unificar os critérios.

Ao comparar franquias por parâmetros financeiros, não faça isso “à primeira vista” – peça um detalhamento do investimento e da estrutura de custos.

Talvez um franqueador tenha incluído todos os itens do investimento e o segundo franqueador nem mesmo tenha levado em consideração os pagamentos necessários ao formar o custo da franquia para tornar sua oferta o mais atraente possível.

Compare as franquias

Nós verificamos por conta própria

Para tomar a decisão certa, você precisa obter informações completas sobre cada franquia que pareça interessante para você.

Lembre-se de que você está escolhendo um parceiro de longo prazo que deve se adequar a você de várias maneiras.

Você pode pesquisar no google por melhores franquias, ou ir uma a uma, como pesquisar franquia da natura e outras similares.

Verificando com os serviços

Conhecendo o número da marca registrada do franqueador ou o número do aplicativo TK (são indicados para cada franquia em nosso catálogo) e a pessoa jurídica, você pode consultar o futuro parceiro em diversos serviços abertos mediante o pagamento de uma taxa ou gratuitamente:

  1. base das decisões dos tribunais arbitrais. Mostra a presença de litígios com franqueados e contrapartes existentes. Se houver tribunais, então você pode ver em qual assunto e o resultado dos casos.
  2. base em processo de falência por pessoa jurídica. Mostra se o franqueador está em situação de falência, se é possível negociar com ele.
  3. Outros recursos (comentários de funcionários sobre o anunciante, vários serviços para avaliação de restaurantes e lojas pelos consumidores, etc.)

Comunicação e preparação

Comunicação com franqueados existentes

Depois de verificar as franquias, você provavelmente terá algumas opções finais restantes.

Definitivamente, recomendamos falar com os parceiros existentes da rede.

Além disso, é melhor você mesmo escolhê-los e é melhor que sejam de uma cidade parecida com a sua. 

Durante a comunicação, aprenda sobre como trabalhar com um franqueador, sobre problemas e gargalos.

Comunicação com o franqueador

Já comunicou várias vezes com o franqueador, mas aconselhamo-lo a comparecer pessoalmente às negociações finais .

Veja se a empresa possui escritório e como funciona. 

Não deixe de visitar pessoalmente a empresa do franqueador, é difícil tomar a decisão de ingressar na rede sem ver como o sistema funciona “por dentro”.

Houve muitos casos em que os franqueados se recusaram a comprar uma franquia justamente na fase final, olhando nos olhos do futuro parceiro.

Comunicação com um advogado

Se houver essa oportunidade, é melhor envolver um advogado para a aprovação final do contrato de franquia, que irá informá-lo sobre os riscos de uma futura cooperação.

É desejável que o advogado tenha a prática de trabalhar com franquias, já que o campo é bastante específico.

Talvez um advogado sugira emendas ao acordo e a introdução de pontos importantes sobre cooperação.

Comprando uma Franquia

Premissas

A seleção das instalações deve ser abordada tão seriamente quanto a seleção da franquia em si.

Dependendo do ramo de atividade escolhido, você precisa encontrar um bom local em um shopping center ou em um prédio separado, um escritório em um business center com vias de acesso convenientes e o tráfego necessário. 

O franqueador pode e deve ajudá-lo na avaliação do Ele sabe qual é a localização necessária para o desenvolvimento bem-sucedido do seu negócio, e qual pode levar ao colapso nos estágios iniciais.

Contrato

A celebração do contrato é feita por escrito, é melhor ter em mãos os originais do contrato, e não apenas um scan. Isso é seguido pelo registro do contrato com a Rospatent, se fornecido.

Pagamento

Todos os pagamentos no âmbito de uma relação de franquia devem ser feitos em pagamentos que não sejam em dinheiro.

Só assim poderá comprovar o fato do pagamento em caso de conflito ou litígio.

Infelizmente, a história da franquia conhece os pagamentos e recebimentos em dinheiro e as transferências para o cartão de um indivíduo.

Mas tudo isso é ilegal e preocupante.

Use diagramas transparentes.

Esperamos que todas as dicas e truques que você possa usar para comprar uma franquia de qualidade!

Não queremos confiar nas emoções, mas abordar o processo com calma e imparcialidade.

Sobre o Autor

Diego Coutinho
Diego Coutinho

Empreendedor digital, redator web e afiliado profissional.

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *