Empreendedorismo Diego Coutinho

Como escolher o nome certo para a minha empresa

Confira algumas dicas para escolher o nome certo para a sua empresa e evitar futuros problemas judiciais e garantir a originalidade da sua marca.




O processo de criação de nomes possui diversas etapas.

Uma das mais importantes e difíceis é a criação dos nomes, porém, passada essa etapa, como saber se os nomes criados já estão sendo usados por outras empresas?

Essa é a pergunta que muitas pessoas se fazem.

Afinal, ninguém gostaria de usar um nome que já está sendo usado por empresas da mesma área, certo?

Nesse artigo daremos algumas dicas para que você realize uma boa filtragem profissional, para evitar futuros problemas judiciais ou até mesmo para garantir a originalidade do nome da sua marca em seu próprio negócio.

 

Como escolher um nome para a sua empresa

Como escolher um nome para a sua empresa

É grande a importância de obter um nome original para sua marca.

É preciso que seus valores não estejam associados a nenhuma outra marca já consolidada no mercado.

Um nome único e original é o melhor caminho para que você inicie uma jornada de sucesso em sua área de atuação.

Você criou alguns ótimos nomes, e agora?

Para você saber se existem empresas utilizando o seu nome, vamos iniciar a filtragem através da internet.

Etapa 1: Buscando pelo nome no Google

O Google é o maior e melhor buscador da internet.

Ele é o melhor local para você procurar por menções de marca na internet e saber se os nomes criados existem em algum lugar associados a sua área de atuação.

Veja como é fácil:

Realize buscas nos seguintes formatos:

[NOME] [ÁREA DE ATUAÇÃO]

[NOME] [CATEGORIA DOS PRODUTOS OU SERVIÇOS]

Substituindo NOME pelo nome criado, assim como a ÁREA DE ATUAÇÃO e CATEGORIA (retire também os [ ]).

Exemplos:

  • Centerplex Shopping
  • Nike tênis
  • Extra supermercado
  • Sony celulares
  • Fanta refrigerante

É difícil realizar buscas no Google sem encontrar resultado algum.

Encontrar resultados no Google para estes tipos de buscas não significa que o nome já esteja em uso, é necessário analisar os resultados.

Dê uma analisada neles e veja se possuem sites, páginas no Facebook, localização física em sites de guias e etc…

Precisamos verificar apenas “resultados de qualidade”, ou seja, resultados que demonstrem que há uma marca com esse nome, que há empresas exercendo atividade no seu ramo de atuação.

Mesmo que haja resultados como estes, há ainda uma grande probabilidade desses nomes não estarem registrados no INPI, ou seja, são marcas sem registros, o que não te impediria de usá-las também.

O que é o INPI?

O INPI é o instituto nacional de propriedade intelectual, é o órgão Brasileiro responsável pelo registro de marcas e patentes.

Para saber se os nomes criados estão registrados no INPI, é preciso realizar uma busca no site deles.

Etapa 2: Filtrando pelo INPI

Acesse este link para verificar qual é o número de categoria da sua marca (Classificação de Nice):

Após saber qual é o número, acesse esse link e faça uma pesquisa com o nome criado no campo “Marca” e o número no campo “Classificação de Nice”:

Clique em “pesquisar” e observe o resultado da busca.

Caso não apareça nada, é provável que o nome em questão nunca tenha sido registrado no INPI para o código Nice mencionado.

Caso apareçam registros, observe se há um “X” de Arquivado ou Extinto na situação do registro ou se a marca está registrada.

Essas são as duas etapas utilizadas por nós do NomesParaEmpresas.com.br para filtrar os nomes criados antes de enviarmos para os clientes.

Pense bem antes de nomear o seu próprio negócio, pois caso o nome já esteja registrado no INPI para a mesma categoria de atuação que a sua, possivelmente haverão problemas judiciais.

Apesar de ser difícil a criação do nome, não desista caso todos os nomes filtrados já estejam em uso, pois paciência, criatividade e inspiração são fundamentais nesse importante processo.

Uma boa dica também é procurar ajuda de profissionais da criação de nomes caso você ache que esta seja uma tarefa difícil ou que não vale a pena investir o seu tempo e esforço nesse trabalho.

De qualquer forma, desejamos a você muito sucesso em toda sua trajetória de empreendedorismo, e que seus esforços retornem a você da maneira esperada!





Sobre o autor | Website

Empreendedor digital desde 2013 e especialista em marketing de afiliados. Quero te ajudar a empreender, seja online ou offline.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

5 × um =

Seja o primeiro a comentar!