Pequenos Negócios Diego Coutinho

Como montar um negócio de manutenção de notebooks

Veja como montar um negócio de manutenção de notebooks e assistência técnica de maneira simples e rápida e investindo pouco.




Você sabia que mesmo em meio à crise atual o mercado de notebooks continua crescendo no Brasil?

Se você se interessa em montar um negócio de manutenção de notebooks ou já trabalha na área de assistência técnica e quer oferecer mais este serviço, vou te mostrar o passo a passo nesse artigo.

Você certamente sabe que realizar manutenção de notebooks não é uma tarefa simples.

É fundamental identificar corretamente o problema e saber quais ferramentas utilizar para não danificar outras partes da máquina.

Obter esse conhecimento específico demanda tempo e prática e a maioria dos técnicos em informática terceirizam esse tipo de serviço por não saberem realizar manutenção em notebooks.

Outro obstáculo para quem deseja aprender sobre manutenção de notebooks é a escassez de conteúdos de qualidade e o alto custo.

Muitas vezes fica totalmente fora do orçamento de técnicos e estudantes.

Fique tranquilo que nesse artigo vou te mostrar como montar um negócio de manutenção de notebooks ai na sua região de maneira simples e investindo pouco.

Curso Manutenção de Notebooks

Continue lendo para saber mais sobre:

  • Que ferramentas preciso para iniciar o negócio?
  • Onde encontro fornecedores?
  • Como está o mercado de assistência técnica?
  • Onde devo montar meu negócio?
  • Qual é a documentação necessária?

Que ferramentas preciso para iniciar?

Essa é uma das dúvidas mais frequentes entre aqueles que desejam montar um negócio de manutenção de notebooks.

Para manutenções básicas como troca de HD, troca de tela LCD, troca de cabo Flat, troca de dobradiça, troca do teclado, abrir a carcaça e retirar a memória você vai precisar de:

  • Uma chave de fenda;
  • Uma pinça;
  • Um pincel.

Já quando você partir para a manutenção de placa mãe você precisará de:

  • Estação de ferro de solda;
  • Estação de ar quente;
  • Fluxo;
  • Pinça;
  • Malha de dessoldar;
  • Fonte assimétrica;
  • Limpador de contatos;
  • banheira ultrassonica;

Essas são algumas das ferramentas básicas para você iniciar o seu negócio. O investimento ficará entre R$ 1.000,00 a R$ 1.300,00.

Curso Manutenção de Notebooks

Onde encontro fornecedores?

Eu conversei com o especialista em manutenção de notebooks Diaulas Morais proprietário da empresa Portátil Informática com mais de 15 anos de experiencia e ele me passou algumas informações valiosas.

Ele indica que você comece procurando as lojas de informática da sua região.

Faça uma boa rede de contatos com os donos e os técnicos que trabalham nessas empresas.

A medida que você for ganhando autoridade e notoriedade em sua região esses parceiros também o procurarão para repassar serviços e trocar peças de reposição.

Outro local interessante para encontrar fornecedores é o Mercado Livre.

Mas, tenha cuidado, observe a reputação do vendedor e prefira aqueles que possuam um bom número de vendas mensais.

O Diaulas Morais possui uma lista de fornecedores da confiança dele, porém ele só libera para os alunos do curso que ele criou para quem deseja aprender a montar um negócio de manutenção de notebooks.

Caso você tenha interesse em conhecer o curso acesse esse link com mais informações.

Como está o mercado de assistência técnica?

O mercado de assistência técnica vem acompanhando o forte crescimento da venda de produtos e serviços de tecnologia da informação.

De acordo com pesquisa da ABES (Associação Brasileira das Empresas de Software), a Indústria Brasileira de TI está em 7º lugar no ranking mundial, com um investimento de US$ 60 bilhões, em 2014.

O grande diferencial nesse mercado é a qualidade do serviço prestado e o seu nível de conhecimento.

Onde devo montar meu negócio?

A escolha do local onde você vai montar a sua assistência técnica para notebooks é muito importante.

Prefira locais com alta densidade populacional. Identifique o perfil dos clientes locais, quem são seus concorrentes e se há facilidade de acesso.

Na hora de escolher o local observe se o imóvel atende às necessidades operacionais do negócio, se há possibilidade de expandir e a disponibilidade de serviços básicos como água, luz, telefone e internet.

Verifique se o imóvel está legalizado e regularizado junto aos órgãos públicos municipais.

Qual é a documentação necessária?

Alguns procedimentos podem variar de cidade para cidade, mas esses são os procedimentos básicos:

  • Escolha do tipo de sociedade da empresa, do nome e criação do contrato social;
  • Registro na Junta Comercial de sua cidade;
  • Inscrição do CNPJ na Receita Federal;
  • Registro na Secretaria da Fazenda;
  • Inscrição na Prefeitura para conseguir o alvará de localização;
  • Registro no Sindicato Patronal.

Uma dica bônus para você

Durante as minhas pesquisas para escrever esse artigo encontrei conteúdos de alguns dos melhores profissionais da área de assistência técnica do Brasil.

Mas, um deles me chamou a atenção pelo conteúdo e pelo que os alunos falavam dele, o Diaulas Morais.

Ele desenvolveu um treinamento em vídeo aulas ensinando tudo que você precisa aprender para montar a sua assistência técnica para notebooks.

Veja o que os alunos acharam do treinamento:

Ficou interessado em saber mais sobre o curso? Clique nesse link e conheça o treinamento.





Sobre o autor | Website

Empreendedor digital desde 2013 e especialista em marketing de afiliados. Quero te ajudar a empreender, seja online ou offline.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

2 − um =

3 Comentários

  1. Rosa disse:

    Interessante.

  2. Pedro Boeno disse:

    para quem não entende nada ainda do assunto, qual curso começar primeiro?