Se você já tem experiência em venda de roupas ou mesmo já teve um negócio nesse segmento, não será tão difícil para você montar uma loja de roupas femininas.

Atualmente, investir no próprio negócio é uma alternativa que ganha cada vez mais força, principalmente porque as oportunidades de emprego estão escassas.

Um setor que continua em expansão e que apresenta boas oportunidades de negócios é o de vestuário feminino.

Por isso, abrir uma loja de roupas femininas é uma boa ideia.

Primeiro porque você pode atender a uma variedade imensa de públicos; depois, é um setor que oferece rápido crescimento e possibilidades de crescimento.

Porém, para se destacar na área e  fazer sua loja de roupas femininas crescer, é necessário organização e estratégia.

Fique comigo até o final desse artigo e veja como montar uma loja de roupas femininas passo a passo.

Preparado(a)? Então vamos em frente!

Como montar uma loja de roupas femininas
Como montar uma loja de roupas femininas

Como montar uma loja de roupas femininas com pouco dinheiro

Uma análise de mercado é essencial antes de abrir qualquer negócio, ainda mais uma loja física.

E não é necessário nenhum grande profissional para fazer isso por você.

Observando alguns pontos chaves você consegue identificar o potencial que esse nicho de mercado possui.

Como já dissemos, o mercado de loja de roupas femininas é vasto e consegue atender um grande número de públicos diferentes.

Saber optar pelo público certo para sua loja é fundamental.

E é estudando o mercado que você conseguirá enxergar melhor quais os riscos e vantagens de apostar nessa ideia de negócio.

Por exemplo, você pode investir em uma loja de roupas femininas para o público plus size.

É um público amplo e carente de lojas feitas especificamente para elas, mas também pode ser um público complexo demais para você atender, por 2 motivos:

  • Você precisa conseguir um distribuidor de confiança que consiga atender a demanda de roupas da sua loja;
  • O local em que você pretende abrir a sua loja precisa ter um bom público desse nicho.

E esses são detalhes que apenas uma análise de mercado bem feita pode te dizer.

Pense em tudo, até mesmo no nível de concorrência que você terá abrindo determinados tipos de lojas, quais os distribuidores que podem te atender, preço que você pode aplicar etc.

Após essa pesquisa de mercado, você estará bem mais seguro(a) de seguir em frente para montar uma loja de roupas femininas!

Como abrir uma loja de roupas femininas
Como abrir uma loja de roupas femininas

Por que é importante definir o perfil dos seus clientes

Seu público-alvo é mais do que o nicho de mercado que você pretende atender.

Claro, montar uma loja de roupas femininas voltadas para o nicho plus size, como já citamos anteriormente, já é uma forma de segmentar e atender um público específico.

Mas por que você deve definir seu público-alvo?

Muitos empreendedores tem essa dúvida e a resposta é simples.

Você precisa pensar no seu negócio como um conjunto de estratégias necessárias para chegar ao sucesso.

E a primeira dessas estratégias é entender que cada público é um público, e saber atender as demandas de cada um deles é a sua forma de se destacar diante a concorrência.

Definindo seu público-alvo, você poderá oferecer os preços que ele pode pagar e poderá, também, se comunicar de maneira mais eficiente.

Como se destacar da concorrência

Durante a análise de mercado feita por você, é possível que você tenha identificado que até existem lojas de roupas femininas plus size em sua cidade, ainda seguindo o mesmo exemplo.

No entanto, todas atendem o público de classe A ou B.

Chegando nessa conclusão, é hora de pensar se você quer entrar na concorrência e competir com essas lojas já existentes, ou pretende investir em um novo público, que seria o de classe C.

Esse público, como todos os outros, tem suas especificidades, que você precisa entender e atender em seu estabelecimento.

Mas, ainda assim, é um público que pode te dar muito mais possibilidade de crescimento, só pelo fato de você ser o único na região a atender as necessidades do nicho.

Onde montar uma loja de roupas femininas

Encontrar o melhor ponto comercial para montar uma loja de roupas femininas é um dos passos mais importantes para você alcançar o sucesso.

Investir num lugar com aluguel barato, mas mal localizado, por exemplo, é uma das escolhas que podem trazer problemas para a sua loja, até mesmo te levar à falência.

Alguns passos que você precisa seguir para escolher bem o local da sua loja física:

  • Visite o local mais de uma vez em diferentes dias da semana, para verificar o movimento da rua;
  • Procure saber se há concorrentes em ruas e bairros próximos, ou mesmo lojas parecidas;
  • Pergunte para moradores locais ou donos de negócios se a região sofre com assaltos ou outros tipos de violências periodicamente;
  • Pense, também, se a região é de fácil acesso para o seu público-alvo.

O preço também deve ser um ponto importante na hora de decidir o melhor local, mas nem sempre a economia no valor do aluguel é realmente um bom investimento.

Procure, então, por um bom preço aliado à um bom espaço físico, com fachada para uma rua movimentada e segura.

Como divulgar sua loja de roupas femininas
Como divulgar sua loja de roupas femininas

Como divulgar uma loja de roupas femininas

Agora que você já tem o seu público-alvo definido e um bom local para montar sua loja de roupas femininas, está na hora de pensar nas estratégias de comunicação que vai usar.

Como você já tem definido o seu cliente final, saber chegar nele é muito mais fácil.

Ao invés de investir em todo tipo de divulgação que encontrar pela frente, procure focar naquelas que alcançarão com certeza o seu cliente.

Para entender melhor isso, podemos usar ainda o exemplo da loja de roupas femininas voltadas para o público plus size.

Como o cliente final escolhido foi o de classe C, você deve pensar em maneiras de atingir esse público de modo eficiente.

Panfletos ilustrativos, com bastante imagens, podem ser deixados na mão de pessoas que passam pelas ruas próximas ao seu negócio.

Além disso, é importante lembrar que cerca de 50% dos brasileiros possuem acesso a internet e utilizam com alguma frequência redes sociais como o Facebook.

Portanto, marque presença nessas redes sociais.

Fazer parcerias com salões de beleza próximos, por exemplo, também pode ser uma ótima ideia.

Essa parceria pode envolver a divulgação de panfletos de sua loja no salão, além de incluir um desconto para caso o cliente do salão de beleza compre em sua loja.

Quanto investir para montar uma loja de roupas femininas?

Quanto custa montar uma loja de roupas femininas é a dúvida de muitos que ainda pensam com cuidado se investirão no mercado ou não.

A verdade é que não há um orçamento fixo, principalmente porque tudo depende de uma série de variáveis que vão desde o seu nicho de atuação até o tamanho de sua loja física.

Em geral, quem investe numa loja de roupas femininas de tamanho médio precisa arcar com cerca de R$ 30 mil de investimento inicial.

Esse custo já inclui o pagamento das roupas que serão vendidas, salário de funcionários, e, claro, espaço físico onde a loja será instalada.

Porém, é possível que você consiga montar uma loja bem menor com menos investimento.

Montar uma pequena lojinha de roupa na garagem de sua casa também é uma possibilidade, a depender de onde você mora.

O importante é que você faça tudo com planejamento, realize uma pesquisa de mercado e escolha com cuidado o público que irá atender.

Estrutura de uma loja de roupas femininas

A estrutura básica para abrir uma loja de roupas femininas com pouco dinheiro é a seguinte:

  • Provadores com cortinas e espelhos;
  • Sofás ou cadeiras para os clientes sentarem;
  • Manequins;
  • Vitrines;
  • Arara, onde se põem as roupas expostas;
  • Cabides, entre outros.
  • Prateleiras;
  • Balcão;
  • Mesas;
  • Caixa;
  • Computadores;
  • Máquina para cartão de crédito e débito;
  • Mercadorias diversas acompanhando a moda e as estações;
  • Sala para estoque;

Você realmente quer montar uma loja de roupas femininas?

Seguindo esses passos, é possível alcançar sucesso montando uma loja virtual ou física, independente do nicho de atuação.

Está pronto(a) para começar a sua caminhada como empreendedor?

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Se você gostou das dicas curta e compartilhe esse artigo e se ficou alguma dúvida, deixe nos comentários!

Até mais!

4 COMENTÁRIOS

  1. Adorei.. interessante você comentar a questão burocrática de abrir um estabelecimento… adoraria..esse é meu maior medo]

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