Pequenos Negócios Diego Coutinho

Como montar uma distribuidora de bebidas

Descubra como montar uma distribuidora de bebidas passo a passo, a estrutura necessária para abrir a empresa e como montar um negócio de sucesso nesse guia completo.




Tenho certeza que você já consumiu alguma bebida, alcoólica ou não, adquirida em um mercadinho ou bar próximo da sua casa.

Esse é um mercado gigante e nesse artigo quero te mostrar como montar uma distribuidora de bebidas e iniciar a sua jornada empreendedora.

Como montar uma distribuidora de bebidas

As bebidas fazem parte do cardápio de festas, reuniões familiares e até de um simples encontro entre amigos.

O papel de um estabelecimento como a distribuidora de bebidas é fazer a ligação entre o produtor e o consumidor.

Nesse artigo você terá uma visão ampla do mercado e vai conhecer o passo a passo para montar uma distribuidora de bebidas na sua região.

Distribuidora de bebidas

O mercado de distribuição de bebidas

Segundo o Sindicato Nacional da Indústria da Cerveja, SINDICERV, o Brasil está em quarto lugar no mundo quanto ao consumo.

Fica atrás apenas da China, dos Estados Unidos e da Alemanha.

Hoje, existem por volta de 42 fábricas espalhadas pelo país que são responsáveis por 37 mil empregos diretos, e outros 100 mil indiretos

Segundo a ABIR, Associação Brasileira da Indústria de Refrigerantes o mercado de refrigerantes é o mais desenvolvido entre as bebidas não alcoólicas.

Embora o consumo seja considerado baixo, a venda de refrigerantes atingiu 12 bilhões de litros e um faturamento próximo dos 7 bilhões.

Isso deixa o Brasil como o terceiro maior mercado do mundo atrás dos Estados Unidos e do México.

Tratando agora de bebidas alcoólicas, o consumidor no Brasil é bastante abrangente e encontra-se em todas as regiões do país.

O mercado brasileiro é formado em sua maioria por jovens de baixo poder aquisitivo em que as classes C, D e E respondem por 77% das vendas.

São Paulo representa 40% desse mercado.

Portanto, informações como faixa etária, renda média e hábitos alimentares vão te ajudar a definir uma estratégia adequada para a sua região de atuação.

Fique atento ao poder aquisitivo em sua região e aos seus hábitos alimentares e bebidas preferidas das pessoas.

Veja como seus concorrentes estão atuando e como você poderá se diferenciar para fidelizar seus clientes.

Como abrir uma distribuidora de bebidas

Como abrir uma distribuidora de bebidas

Onde montar uma distribuidora de bebidas

Os melhores locais onde você poderá abrir uma distribuidora de bebidas são aqueles que contam com um grande fluxo de pessoas.

É importante que o imóvel tenha espaço suficiente para o seu estoque de bebidas e uma boa localização em relação aos seus fornecedores para facilitar a logística.

A estrutura do imóvel deverá estar de acordo com as normas de higiene e limpeza da Vigilância sanitária.

Quanto investir para abrir uma distribuidora de bebidas

A maior parte do dinheiro será destinada à compra do estoque, reforma e adequação do imóvel e compra de veículos para fazer entregas.

Portanto, o valor investido poderá ser relativamente alto.

O meu propósito aqui no blog é trazer alternativas de pequenos negócios lucrativos, então vamos nos basear em um pequeno empreendimento.

A estrutura básica de uma Distribuidora de Bebidas pode ser dividida em:

  • Área de Atendimento e Vendas;
  • Escritório;
  • Depósito  para o estoque de produtos

Além disso, você vai precisar adquirir alguns equipamentos básicos:

  • Balcão ou mesa para atender os clientes;
  • Carrinho para transportar as bebidas;
  • Computador com um programa instalado para gerenciar o negócio;
  • Uma impressora fiscal e uma normal para imprimir documentos diversos;
  • Engradados;
  • Freezers e geladeiras;
  • Telefone;
  • Um veículo para realizar as entregas.

Levando em consideração que esse será um pequeno negócio, o investimento, se você começar com um espaço de 300 m² e uma moto equipada com um reboque carrocinha, fica entre 50 e 100 Mil Reais.

Documentação necessária

Alguns procedimentos podem variar de cidade para cidade, mas esses são os procedimentos básicos:

  • Escolha do tipo de sociedade da empresa, do nome e criação do contrato social;
  • Registro na Junta Comercial de sua cidade;
  • Inscrição do CNPJ na Receita Federal;
  • Registro na Secretaria da Fazenda;
  • Inscrição na Prefeitura para conseguir o alvará de localização;
  • Registro no Sindicato Patronal.
Como montar uma distribuidora de bebidas

Como montar uma distribuidora de bebidas

Empreender é enfrentar desafios

Esse é um negócio que exige muito trabalho e bastante criatividade para fidelizar os clientes.

Visite as distribuidoras de bebidas localizadas na região que você tem interesse de abrir a sua e veja como eles estão atuando.

Identifique os pontos fortes e fracos e pense como você poderá se diferenciar dentro do mercado para atrair e fidelizar os clientes.

Conheça a estrutura de um plano de negócio nesse link.

Gostou do artigo? Então curta e compartilhe.

Caso você ainda tem dúvidas deixe nos comentários.

Até mais!





Sobre o autor | Website

Empreendedor digital desde 2013 e especialista em marketing de afiliados. Quero te ajudar a empreender, seja online ou offline.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

14 + 18 =

114 Comentários

  1. Jean disse:

    Boa noite, gostaria de saber se uns 15 mil reais seria uma boa contia para abrir uma distribuidora de bebidas tenho o local.

  2. antonio disse:

    Eu tenho um veiculo e um deposito que cabe aproximadamente 30 mil em mercadoria de bebidas mas no sentido esquerdo da estrada fica uma cidade a 17 km e ao sentido direito outra a 10 km e alguns sitios com bares e mercadinho a todo redor sera que vale a pena fazer este investimento afim de abastecer eles com bebida?

    • Gustavo disse:

      Vc tem que olhar onde e a localização e as exigencias para abrir uma distribuidora acho que tem uma lei que vc nao pode abrir proximo a rodovias.

  3. Filipe Moura Maciel disse:

    Boa noite. Tenho um ponto pronto em frente a uma praia de esquina. No verão com certeza será sucesso garantido, mas fora do verão é meio parado. É o unico medo que tenho. Disponho hoje de 20 mil reais em mãos.
    Preciso de sua opiniao, pra inicio nao pretendo colocar entregas, tentarei compensar com preço mais abaixo que a concorrencia, ja que estarei em frente a praia e todos vendem num valor bem acima do comum.
    Queria abranger um pouco, alem do normal agua, cerveja e refrigerante.
    carvao, gelo, cxs termicas, churrasqueiras de aluminio pequenas, utensilhos para churrasco e etc.
    Estou no caminho certo?
    O ponto é bom?
    O capital que tenho da pra comecar?
    Dicas e sujestoes por favor…
    aguardo o retorno
    Filipe moura.

  4. Jonathan pinheiro disse:

    Ola, bom dia gostaria de montar uma planilha antes de abrir uma pequena distribuidora na qual gostaria de saber se existe algum tipo de menu no qual eu escolha as bebidas não preciso doa valores porquê vou pesquisar o melhor custo para ter uma base do bruto do investimento em mercadorias ou se houver uma base pronta para uma pequena distribuidora no começo o estoque não vai ser tao grande por conta só aluguel que são 3 meses antecipados entao com esse gasto do aluguel preciso começar com um numero baixo em questão de quantidade nos itens pois a ideia é recuperar o valor investido e recuperar com o capital assim complementar o estoque se houver alguma tabela de bebidas na qual eu posso repassar apenas os itens que vou usar a pesquisa de valores tbm é. Ultil pois o valor de mercado é pouco variável .

  5. Anderson Batista Julião disse:

    Boa noite estava com a ideia de abrir uma distribuidora e que ao msm tempo venda bebidas ali msm no local isso é legal ou em uma distribuidora ao poderei vender para o cliente consumir em outro local?

  6. Ioiô disse:

    Muito legal sua matéria, parabéns pela iniciativa.
    Eu nunca trabalhei na área e pretendo começar em um local pequeno. Existe um ponto com ótima localização, o meu principal concorrente seria um mercado Extra. Eu gostaria de vender com o preço abaixo do mercado, os representantes das empresas conseguem passar um valor p/ poder vender desta forma?
    Para conseguir empréstimo, terei q ter um Plano de Negócios em mãos?

  7. Ricardo disse:

    Boa tarde, quero abrir uma pequena distribuidora de bebidas, tenho local e não preciso gastar com aluguel, bom só que minha localização fica atras de um avenida bem movimentada, não e bem escondida mas fica atras, esse e meu maior medo, bom conheço boa parte do setor, em questão de clientes isso consigo durante o tempo, outro maior medo e se consigo abrir com apenas 20 mil reais, queria umas dicas.. Se compensa abrir no meu próprio local no qual não vou ter dor de cabela com aluguel, mesmo não sendo tão bem localizado assim…

  8. RENATO TOLEDO disse:

    Boa tarde, estou arrendando uma distribuidora acha que compensa?