Mesmo para profissionais que já atuam na área há algum tempo, montar um salão de beleza pode se mostrar um grande desafio.

Apesar de ser um dos segmentos que mais crescem no país, os negócios de beleza exigem atenção e cuidados antes de iniciar.

Vou te mostrar o passo a passo para montar um salão de beleza.

Como abrir um salão de beleza

Como se trata de um setor em constante crescimento, você terá várias opções para iniciar.

Posso destacar duas que são as mais comuns e seguras.

Você poderá escolher um salão de beleza que já funciona e possui clientela ou optar por uma franquia desse segmento.

No entanto, montar um salão de beleza do zero também tem suas vantagens.

Uma franquia de salão de beleza tem como vantagem riscos mais baixos, assistência do franqueador e o marketing e comunicação já estruturados.

Então, defina o modelo de negócio que você se sente mais confortável e parta para a definição do perfil de clientes que o seu salão vai atender.

Como montar um salão de beleza
Como montar um salão de beleza

Defina seu público-alvo

Depois que você já decidiu o tipo de negócio que vai abrir, é hora de definir o público-alvo.

Caso você tenha decidido abrir uma franquia, não será necessário fazer essa pesquisa, pois o franqueador já tem definido o perfil de clientes que seu negócio deverá atender.

Mas no caso de montar um salão de beleza começando do zero, definir o seu público-alvo é crucial para garantir que o seu negócio não quebre logo nos primeiros meses.

Definir o perfil de clientes que você vai atender vai te ajudar a determinar preços de produtos e serviços.

Além disso, você poderá escolher a melhor maneira de se comunicar e disponibilizar atendimento personalizado.

Mas o que você deve pensar ao definir o público do seu salão?

As perguntas abaixo vão te ajudar a conhecer e definir o público-alvo do seu salão.

# O seu cliente ideal é homem ou mulher?
# Qual a idade do seu cliente?
# Ele tem emprego?
# Quais os seus hobbies?

Para te ajudar a entender melhor esse processo, digamos que você queira montar um salão de beleza focado em moda e serviços mais modernos.

Você quer ser referência em cabelos coloridos, como azul e roxo, por exemplo, e também quer oferecer cortes de cabelo baseados em tendências e alisamento de cabelo?

Perfil de clientes de um salão de beleza
Perfil de clientes de um salão de beleza

Perguntas importantes

Seguindo esse raciocínio, as respostas para as perguntas já traçadas seriam:

# O seu cliente ideal é homem ou mulher?

Mulher.

# Qual a idade da sua cliente?

Como você quer ser referência em tendências e serviços novos, o público será de 16 até 24 anos.

Esse público possui interesse em pintar o cabelo de cores fantasias, como o azul e rosa.

# Sua cliente ideal tem emprego?

A maioria é estudante do colegial ou jovens universitárias. Podem trabalhar ou não, mas possuem como principal ocupação o estudo.

# Quais os hobbies da sua cliente ideal?

Como é um público mais novo e ligado em tendências, provavelmente gosta de ouvir pop internacional e está ligada no mundo dos famosos.

Através de todas essas informações, você poderá decidir o melhor lugar para abrir o seu salão (que deve ser de fácil acesso para o seu público-alvo) e as formas de divulgação.

Não esqueça que traçar um foco para o seu salão é crucial para que ele cresça e ganhe destaque diante a concorrência.

Focar em um público é muito mais eficiente que “atirar pra todo lado” e tentar atender a todos. Dessa forma, você não terá sucesso!

Onde montar um salão de beleza
Onde montar um salão de beleza

Onde montar um salão de beleza?

Você já definiu o público ideal e, dessa forma, já sabe também os lugares que ele mais frequenta.

Dessa forma, você poderá escolher melhor o local para montar um salão de beleza.

Enquanto um salão focado em um público mais idoso precisa estar perto da residência do cliente, um salão como o do exemplo terá muito mais sucesso se estiver numa região central da cidade.

O público jovem que quer seguir as tendências, como o que citamos no exemplo, quer qualidade e serviço personalizado, e não exatamente proximidade com o salão.

Ainda que a localização do seu negócio seja crucial, montar um salão de beleza desse tipo numa região central é também uma forma de garantir que ele crescerá e se tornará referência.

Como abrir um salão de beleza
Como abrir um salão de beleza

Pense nos serviços que irá oferecer

Você já deve ter em mente o tipo de cliente que vai atender.

Agora, é importante que você escolha serviços alternativos que possam agradar o seu cliente e fazer diferença no orçamento final de sua loja.

Por exemplo, se você quer trabalhar com cabelos coloridos, nada mais justo do que vender dentro do seu próprio salão tintas para cabelo colorido.

Invista em tintas internacionais e nacionais e ofereça uma grande variedade de cor.

Assim, além de lucrar pintando cabelo, você também ganhará com venda de tintas.

Mas esses serviços alternativos podem ser pensados para qualquer público.

Se o seu público é formado por mulheres de cabelos cacheados, vender produtos para esse tipo de cabelo e oferecer serviços como alisamento e fortalecimento de cachos é fundamental.

A depender do seu público, você pode oferecer até mesmo o serviço de lavagem de cabelo.

Quando o público é mais velho, esse tipo de serviço pode ser muito atraente, principalmente quando é combinado com hidratação e escovação em um mesmo pacote.

Escolha bem os preços

Se você conhece o seu público, também sabe quanto ele pode pagar, e isso é crucial na hora de administrar um salão de beleza.

Não adianta cobrar R$ 150 por uma escova, se o seu público-alvo recebe, por exemplo, um salário mínimo por mês.

Por isso, é importante que você também saiba identificar se o seu público trabalha e quanto ele pode pagar pelos serviços que você oferece.

No caso do exemplo que usamos lá em cima do nosso salão fictício, sabemos que o nosso público pode até estar trabalhando, mas provavelmente não recebe mais que R$ 800 por mês.

Na maioria dos casos, sua cliente ideal está estagiando ou depende do auxílio dos pais.

Portanto, pense em valores que se adequam à essa realidade e que sejam atraentes para elas.

Oferecer um desconto na primeira visita ao salão pode ser uma ótima forma de conquistar a cliente.

Faça uma boa divulgação

Divulgação é a alma de todo e qualquer negócio, e disso ninguém tem dúvidas.

Perfis em redes sociais e cartões de visita são obrigatórios, mas outras formas de divulgação também podem ser utilizadas na hora de montar um salão de beleza.

A depender do tipo de público que você tem, distribuir panfletos na rua pode ser muito eficiente.

Em outros casos, focar apenas nas redes sociais já pode trazer um grande resultado, como é o caso do público mais jovem.

Não hesite em fazer banners descrevendo os serviços que você faz, além de apostar em outras formas de divulgação.

Em muitos casos, é possível até mesmo fazer parcerias com outros negócios e trabalhar com eventos ou liquidações, para chamar a atenção do público.

Formas de comunicação que podem ser utilizadas:

● Redes sociais
● Blog
● Banners
● Cartões de visita
● Panfletos

Gostou do artigo? Então curta e compartilhe, pois isso nos ajuda bastante.

Se você ainda tem dúvidas deixe nos comentário.

Até mais!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

13 + 17 =