Como abrir uma casa lotérica

Abrir uma casa lotérica parece ser um bom negócio por muitos motivos. Um deles é que você não precisa de estoques.

Geralmente é um estabelecimento que está sempre cheio e a única mercadoria que circula dentro de uma loteria é dinheiro.

Nesse artigo te mostro como abrir uma casa lotérica passo a passo. Veja o que é necessário para montar a sua em qualquer região. Confira!

Como abrir uma casa lotérica

Como abrir uma casa lotérica

A primeira coisa que você precisa saber é que todo o sistema de loterias no Brasil é de responsabilidade da Caixa Econômica Federal.

Por conta desse detalhe, qualquer tipo de negociação, transferência ou abertura de lotérica tem que passar antes pela Caixa.

Nunca faça qualquer tipo de negócio envolvendo lotéricas sem antes consultá-la. Infelizmente houve casos de investidores que tiveram prejuízos, pois negociaram com falsos proprietários.

Como abrir uma casa lotérica

Para abrir uma casa lotérica há dois caminhos possíveis. O primeiro é comprar uma casa lotérica que já está funcionando.

O segundo é participar de uma licitação da Caixa e montar uma casa lotérica nova, do zero.

Vou te mostrar detalhadamente cada uma dessas formas a seguir.

Como comprar uma lotérica?

A primeira maneira é comprando uma casa lotérica que já esteja funcionando. Para isso existem algumas imobiliárias especializadas que trabalham somente com casas lotéricas.

Elas possuem listas de lotéricas que estão à venda em várias regiões do Brasil com diferentes preços e estruturas.

Essas imobiliárias já possuem conhecimento no nicho de mercado e isso facilita a sua busca e a transferência junto a Caixa.

Outra forma de encontrar uma casa lotérica à venda é através de classificados de jornais e na internet.

Licitação de lotérica da Caixa Econômica

A segunda maneira de abrir uma casa lotérica é através das licitações feitas pela Caixa.

Antes de abrir concorrência, a Caixa faz um levantamento das regiões que estão precisando de uma casa lotérica. Ela verifica as cidades e bairros onde o atendimento ao público está deficiente.

Após esse levantamento, ela faz um estudo para determinar o endereço exato onde se deve abrir uma casa lotérica.

Quando ela abre a concorrência é divulgada uma lista com vários itens que contém o endereço de onde a casa lotérica deve ser aberta.

Para participar da concorrência você deve escolher um ou mais itens de seu interesse, reunir a documentação exigida pela Caixa e ofertar um lance.

O maior lance ganha o direito de abrir uma casa lotérica e operar pelo prazo de vinte anos prorrogado automaticamente por mais vinte.

Quem der o maior lance vence, não há segunda etapa.

Importante ressaltar que a documentação é um item desclassificatório, ou seja, se faltar algum documento o empreendedor é automaticamente desclassificado da licitação.

Você precisa ficar atento, pois no valor do lance não está incluso despesas com o ponto, reforma e imóvel.

Após ser declarado vencedor, você será convocado a assinar o contrato e iniciar o processo de montar a casa lotérica.

Como abrir uma casa lotérica passo a passo

Como abrir uma casa lotérica passo a passo

Por que abrir uma casa lotérica é um bom negócio?

A procura pelos serviços prestados por uma lotérica é bem maior do que a quantidade de estabelecimentos existentes no país.

Além disso, a Caixa faz um longo estudo antes de abrir uma casa lotérica e ela sabe exatamente onde deve ser aberto um novo estabelecimento.

Caso você se interesse por uma unidade já em funcionamento, peça os relatórios de despesas e faturamento ao proprietário, mas dificilmente você enfrentará problemas com movimento fraco.

Qual é o lucro de uma lotérica?

O recebimento dos clientes é 100% à vista, por isso, você não vai correr o risco de tomar calote.

Nesse negócio você não corre risco de ter prejuízos com clientes mau pagadores, cheques devolvidos etc. O faturamento vem através das comissões pagas pela Caixa pelos serviços prestados.

Quando você compara o investimento em uma casa lotérica com outros tipos de negócios, como uma franquia, por exemplo, verifica que o retorno sobre o investimento inicial costuma ser mais rápido.

O lucro líquido de uma casa lotérica fica em torno de 5 a 30 Mil Reais por mês, dependendo da estrutura, serviços prestados e número de terminais.

A rotina operacional da lotérica é simples e automatizada. Tudo é feito através dos terminais financeiros, ou seja, tudo registrado e contabilizado automaticamente.

Outro ponto interessante é a liquidez do negócio.

O mercado de compra e venda de casas lotéricas é bastante aquecido e se um dia você precisar se desfazer do negócio, certamente encontrará um comprador.

Saiba que montar uma casa lotérica é muito simples. Você vai entrar com a reforma do ponto e a compra dos móveis, enquanto a Caixa vai te fornecer os equipamentos em regime de comodato.

A manutenção do sistema e dos equipamentos fica por conta da Caixa.

Como montar uma casa lotérica passo a passo

Como montar uma casa lotérica passo a passo

Cuidados que você deve ter antes de montar uma casa lotérica

Verifique junto à Caixa se a casa lotérica que você está comprando possui algum débito, pois algumas delas tem dívidas com a instituição.

O débito pode ser referente a empréstimos ou pendências na conta 043.

A conta 043 é onde ocorre toda a movimentação contábil da lotérica e você precisa saber a situação dela antes de fechar negócio.

Consulte os órgãos competentes para saber se há alguma ação trabalhista contra a empresa. Você pode obter essa informação com a ajuda de um advogado ou um contador.

A segurança é um item muito importante e você precisa ficar atento antes de fechar negócio. Verifique se a faxada é blindada, se há sistema de câmeras de segurança e se o imóvel já sofreu algum sinistro.

Cheque a lucratividade do negócio.

Peça ao proprietário os relatórios do SITAE e SIGEL dos últimos dois anos, pelo menos. Esses são os relatórios oficiais da Caixa que mostram o faturamento da casa lotérica.

Peça uma relação detalhada das despesas mensais. O relatório precisa conter os valores gastos com aluguel, folha de pagamento de funcionários, impostos, despesas contábeis, enfim, todos os custos.

Conclusão

Ficou interessado em abrir uma casa lotérica aí na sua região?

Vou te indicar um curso passo a passo em que um empresário lotérico mostra como você poderá montar uma lotérica.

Ele já investiu mais de 4 Milhões de Reais em casas lotéricas e possui bastante experiência no setor, vale a pena conhecer o trabalho dele.

Clique para conhecer o curso

Equipe PNL

Blog sobre empreendedorismo e negócios digitais.

Website:

6 Comentários

  1. Marco Aurélio gomes

    A que setor da caixa devemos procurar para maiores esclarecimentos sobre aquisição e pontos para novas casas lotérica ?

  2. neusa costa ferreira

    Meu grande sonho é ter em minhas mãos um grande negócio

  3. neusa costa ferreira

    Tenho Interesse em abrir uma casa loterica

  4. Leandro costa

    Boa noite, bom me parece um ótimo negócio e fácil de administrar… Fiquei curioso em saber se por acaso não tiver dinheiro para investir,se a caixa financia algum dinheiro para dar início a abertura do negócio?

  5. Wilson ribeiro dis dantos

    Quando fico sabendo das novas licitações?

  6. Haron

    Bom tenho entereso em casa lotérica gostaria saber consigo amonta em um distrito.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dois × 1 =